São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo dá primeiros passos e quer voltar

Atacante ainda não sabe onde fará recuperação

GABRIELA LONGMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS

Menos de 48 horas depois de ser submetido a uma cirurgia para a reconstituição do tendão patelar do joelho esquerdo e um dia antes do previsto, o atacante Ronaldo ensaiou ontem os primeiros passos, com a ajuda de um andador, no quarto do Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, onde está desde quinta.
A previsão é de que o jogador do Milan permaneça no hospital até o próximo sábado, mas não há confirmação sobre o que acontecerá depois. Ronaldo rompeu o tendão do joelho na última quarta-feira, apenas três minutos depois de entrar em campo na partida de sua equipe contra o Livorno, em jogo válido pelo Italiano.
"O sonho dele é voltar a jogar", disse Bruno Mazziotti, fisioterapeuta particular do jogador em entrevista coletiva no saguão do hospital, na noite de ontem na capital francesa. "Ronaldo confia que conseguirá e não me pareceu abatido em nenhum momento", completou.
Segundo Mazziotti, Ronaldo passou o dia no quarto, tirou as bandagens do joelho, conversou com os enfermeiros sobre futebol e fez pequenas pesquisas na internet sobre a cobertura de sua cirurgia. O jogador segue com uma sonda, mas a dose de analgésicos diminuiu.
"Sexta-feira ele ainda estava mais sonolento. Só hoje conseguimos realmente conversar. Posso dizer que ele está muito contente com o sucesso da operação e sem dor e em breve deve começar a andar de muletas", afirmou o fisioterapeuta.
Mazziotti disse ainda que o local onde Ronaldo deverá fazer sua recuperação não foi definido, mas que o atleta deve voltar a Milão após receber alta. "Depois decidiremos se ele fará o tratamento no Milan ou no Brasil", declarou ele. "Mas é um desejo do Ronaldo fazer sua recuperação no Brasil, junto de sua família", completou.
À parte os enfermeiros, revezam-se nos cuidados de Ronaldo o pai, Nélio Nazário, e a namorada, Maria Beatriz Antony.
"Ronaldo está de parabéns. E a Beatriz está de parabéns também pelos cuidados", disse o pai do jogador.
A previsão é de que a mãe de Ronaldo, Sônia, chegue a Paris no início da semana que vem.
Além de ter sido operado pela mesma equipe médica, Ronaldo ocupa também o mesmo quarto -no sétimo andar do hospital- e alguns dos enfermeiros são os mesmos que o atenderam em 2000, quando sofreu a mesma lesão, mas naquela vez no tendão patelar do joelho direito.
Ontem, durante todo dia, Ronaldo recebeu mensagens de apoio. Alguns fãs franceses passaram no hospital para ver o jogador e ficaram desapontados ao saber que ele não desceria ao hall. Algumas crianças chegaram até a pedir autógrafos para o pai do atacante do Milan.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Troca: Milan quer Drogba na vaga de Ronaldo, diz jornal
Próximo Texto: E agora?: Guga ensaia trabalho de embaixador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.