São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Sem Luis Fabiano, líder do Nacional fica duas vezes na frente, mas deixa Morumbi com empate diante do Paraná

São Paulo tem primeiro tropeço em casa

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem Luis Fabiano, o São Paulo manteve sua invencibilidade no Brasileiro, mas tropeçou em casa diante do Paraná. O time comandado por Cuca empatou por 2 a 2 com o rival, que obteve seu primeiro ponto fora de Curitiba.
Apesar do resultado, os são-paulinos, que pela primeira vez não conseguiram vencer no Morumbi neste Nacional, mantiveram a liderança no torneio, com 14 pontos em seis jogos.
Embora tenha melhorado sua artilharia em casa -a equipe só havia marcado duas vezes no Morumbi-, o São Paulo teve aproveitamento muito ruim nas finalizações. Com um só atacante em campo, Grafite, o time finalizou 25 vezes a gol, segundo o Datafolha, e acertou o alvo apenas seis vezes -só 24% de acerto.
Ontem, o time contou ainda com a ajuda de seus atletas de defesa para marcar. Os dois gols foram anotados pelo zagueiro Rodrigo e pelo goleiro Rogério.
"O Luis Fabiano resume o fato de o jogo ter ficado empatado. Hoje não tivemos referência no ataque. O time foi muito incompetente nas finalizações, perdeu gols incríveis", afirmou Cuca. O treinador, que dissera que o time só poderia perder pontos em casa para equipes que lutam pelo título, estava visivelmente irritado.
Sem Luis Fabiano, poupado ontem por causa de dores na coxa, o São Paulo utilizava seus meias para chegar ao ataque. Pela direita, Gabriel avançava com Cicinho e, pela esquerda, Marquinhos e Gustavo Nery eram as opções.
Desde o início, o time de Cuca pressionou o rival, que tinha dificuldade para se defender. Dessa forma, o gol não demorou a sair. Aos 4min, Cicinho cobrou escanteio pela direita e Rodrigo desviou de cabeça para fazer 1 a 0.
Com um homem a mais no meio-campo, os são-paulinos controlavam facilmente o jogo e não permitiam a reação do rival, que foi derrotado nas três partidas em que atuou fora do Paraná.
Mesmo pouco ameaçado, o São Paulo diminuiu a ofensiva contra os paranaenses. Acomodado, o time passou a errar muitos passes.
Com isso, o técnico Paulo Campos, do Paraná, recuou o atacante Galvão para o meio e equilibrou o jogo. Aos 22min, os paranaenses empataram em chute do ex-são-paulino Axel, que contou com a falha do Rogério. Foi a única das três finalizações do time no primeiro tempo.
Após o gol, o São Paulo voltou a acordar na partida. E perdeu várias oportunidades de passar à frente no placar. Na melhor delas, Danilo tabelou com Marquinhos, e deixou Grafite na frente do goleiro Flávio, mas o atacante chutou à direita do gol.
No final do primeiro tempo, o goleiro paranaense salvou o time ao defender chute de Fábio Simplício. Na seqüência do lance, Grafite, que não acertou nenhum de seus três arremates, errou o alvo e desperdiçou nova chance.
A etapa final seguiu o roteiro do primeiro tempo. O São Paulo pressionou no início e logo conseguiu o segundo gol, em cobrança de falta de Rogério, aos 2min.
Quatro minutos depois, os paranaenses voltaram a empatar. Beto tabelou com Wellington e chutou no canto direito de Rogério, que chegou a tocar a bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Irritado com o time, Cuca sacou Marquinhos e Danilo e pôs Souza e Jean. O Paraná ainda perdeu Axel, expulso por falta violenta.
Com um a mais, o São Paulo encurralou o rival, mas ainda errava nas finalizações.


Texto Anterior: Clube mineiro tenta chegar a acerto com Leão
Próximo Texto: Rogério admite que falhou no primeiro gol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.