São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTATÍSTICA

Torneio realiza mais estrangeira final da história

DO ENVIADO A PARIS

A pergunta soou como provocação. Mas Arsène Wenger respondeu sério. "Tenho orgulho de representar o futebol inglês", disse o técnico francês sobre a enxurrada de estrangeiros que formam o elenco do Arsenal.
E não é o seu time que faz isso. Hoje, a Copa dos Campeões terá a final mais estrangeira da sua história de 50 anos. No máximo, serão apenas cinco locais -três pelo lado do Barcelona e dois pelo Arsenal. Mas a dupla inglesa -Sol Campbell e Ashley Cole- não tem escalação garantida.
No ano passado, por exemplo, Milan e Liverpool tinham juntos oito locais.
A presença maciça de forasteiros não se resume só aos titulares. Dos 40 principais jogadores dos finalistas, só dez atuam no próprio país -sete pelo lado do Barcelona e três no Arsenal.
Só o Brasil tem sete jogadores nessas duas equipes.
Até meados da década passada, com a limitação de estrangeiros e uma legislação mais restrita dos atletas com passaporte europeu, pelo menos 70% dos finalistas de uma Copa dos Campeões defendiam equipes de seu próprio país.
No banco catalão também haverá um forasteiro como chefe. Frank Rikaard, aliás, é o exemplo da pátria sem fronteiras em que se transformou o futebol europeu. O holandês de pele escura respondeu, com fluência e muita má vontade, perguntas em quatro idiomas (espanhol, inglês, italiano e francês) na entrevista antes do treino de reconhecimento do time no Stade de France.
Até estrangeiros que não jogam em alto nível há muito tempo têm mais espaço que espanhóis e ingleses. Hoje, o holandês Dennis Begkamp, do Arsenal, faz sua despedida dos campos.
"Dennis é o tipo de jogador que faz as pessoas irem ao estádio", disse Rikaard, que pode se transformar no quinto homem a ganhar o mais importante torneio de clubes do planeta como atleta e como treinador. (PC)


Texto Anterior: O personagem: Ronaldinho tenta algo que Ronaldo jamais conseguiu
Próximo Texto: Prefeitura é alvo de invasão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.