São Paulo, sábado, 17 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Patinho feio", defesa corintiana joga na Bahia por invencibilidade

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Como na história, o patinho feio virou cisne. A defesa corintiana, em números absolutos, ainda aparece como a pior do Nacional (foi vazada 27 vezes), mas nenhuma outra retaguarda está há tanto tempo invicta no Brasileiro quando a do time treinado por Tite.
Hoje, contra o Vitória, em Salvador, o Corinthians começa o jogo defendendo uma invencibilidade de 257 minutos sem tomar gol (isso sem contar acréscimos).
Tal marca parecia algo quase inimaginável havia algumas rodadas para o time corintiano, goleado por 4 a 0 duas vezes (Palmeiras e Grêmio) e até por 5 a 0 em pleno Pacaembu (Atlético-PR).
A segunda defesa que está há mais tempo invicta é a do Atlético-PR (202 minutos). Outro time que não foi vazado nas duas últimas rodadas é o Figueirense (são 190 minutos de invencibilidade).
"Quando o Tite chegou, a prioridade foi dar consistência ao sistema defensivo. Estamos conseguindo isso agora", disse o zagueiro Betão, que joga hoje na defesa -Anderson está suspenso.
Tite passou a adotar um esquema com três zagueiros, o que melhorou o setor. "São dois jogos sem levar gol. O esquema com três zagueiros [3-5-2] deixa a defesa menos exposta", disse Valdson, zagueiro que já foi muito criticado e que joga na "sobra".
O último gol sofrido pelo Corinthians aconteceu aos 13min do primeiro tempo do jogo contra o Coritiba no dia 7 -foi marcado por Alemão de fora da área.
O jogo de hoje é um ótimo teste para a defesa corintiana. O Vitória joga em casa tem o terceiro melhor ataque do Nacional (27 gols).
"O Corinthians precisa manter a seqüência de bons resultados no Brasileiro", disse o goleiro Fábio Costa, revelado no time baiano. "Sou amigo de dirigentes, jogadores e até funcionários do Vitória."
O trio de defensores hoje terá Wendel, Valdson e Betão. Fábio Baiano, meio-campista que deu estabilidade ao time, ainda não foi confirmado. "Ele só jogará se estiver 100%", disse o técnico Tite.
Fábio Baiano tem dores musculares. Caso ele não atue, Rosinei ocupará o meio, e Edson, jogador que saiu das divisões de base do clube, irá então para a ala direita.
O clima no grupo é de bastante otimismo, apesar da 16ª colocação na tabela. O Corinthians acumula uma série de três vitórias, algo que não experimentava desde 2002. "O terror já acabou", disse o atacante Gil, atleta que mais subiu de produção nos últimos jogos.
O Corinthians está a seis pontos do São Paulo, quarto colocado -os quatro primeiros ganham o direito de jogar a Libertadores- e, mesmo com uma derrota, não voltará à zona de rebaixamento.


NA TV - Globo, às 16h, ao vivo (só para São Paulo)


Texto Anterior: Equipe acerta a contratação de outro volante
Próximo Texto: Novo Corinthians vê velho Corinthians
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.