São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pistorius bate recorde pessoal, mas não atinge índice olímpico

Biamputado depende agora de convocação para o revezamento 4 x 400 m

DA REPORTAGEM LOCAL

O velocista biamputado Oscar Pistorius, 21, que corre com a ajuda de próteses, falhou ontem em sua última tentativa de se classificar para a prova dos 400 m na Olimpíada.
No Meeting de Lucerna (Suíça), o sul-africano terminou a prova em terceiro, em 46s25, superando sua melhor marca pessoal (46s33). Entretanto o tempo obtido ontem foi superior ao índice olímpico (45s55).
Agora, sua única chance de competir nos Jogos Olímpicos de Pequim depende da convocação da federação sul-africana de atletismo para o revezamento 4 x 400 m.
"Estou muito entusiasmado e feliz. Realmente me diverti nesta noite", disse Pistorius. "O tempo para a prova individual sempre foi um objetivo difícil de alcançar, mas ainda há esperança no revezamento."
Anteontem, Pierre Weiss, dirigente da Iaaf (entidade que comanda o atletismo), afirmou que não gostaria que o biamputado fosse convocado por "questões de segurança".
Segundo Weiss, as próteses de Pistorius poderiam machucar os rivais caso ele corresse em um pelotão, que se forma durante o revezamento.
"Acho que essa foi uma última tentativa desesperada da Iaaf de impedir minha classificação", afirmou Pistorius.
No fim de maio, o atleta conquistou, na CAS (Corte de Arbitragem do Esporte), o direito de competir entre atletas sem deficiência. Antes, a Iaaf havia impedido o velocista de concorrer pelo índice olímpico, alegando que suas próteses lhe davam vantagem competitiva.
Nesta semana, autoridades da Iaaf aventaram a possibilidade de Pistorius trocar as próteses por outras, que lhe dariam vantagem, já que ele não está sujeito a fiscalização.
"É muito triste que eles [a Iaaf] pensem desta forma", disse o sul-africano, que tem permissão para correr apenas com as próteses Cheetah Flex-Foot.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Última vaga: Masculino define duplas de Pequim
Próximo Texto: Futebol: Ronaldinhomania
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.