São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI DE PRAIA

Dupla do improviso perde, e país aposta no entrosamento

Diante das atuais campeãs, Larissa, que ficou sem a parceira Juliana antes dos Jogos, cai com Ana Paula

BRASIL
Renata e Talita, juntas desde 2005, jogam por vaga nas semifinais, às 10h

DO ENVIADO A PEQUIM

Dupla formada às pressas para suprir a ausência de Juliana, Ana Paula/Larissa deu ontem adeus ao torneio feminino de vôlei de praia. As brasileiras perderam para as americanas Kerri Walsh e Misty May por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15).
Ana Paula chegou a Pequim na véspera do início do torneio olímpico. Fora de ritmo, sofreu com a falta de entrosamento com Larissa -e vice-versa. Ela fizeram apenas um treino antes da estréia contra as brasileiras Cris e Andrezza, que atuaram defendendo a Geórgia.
Substituta de Juliana, cortada por não ter conseguido se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, Ana Paula afirmou que as duas iriam se conhecer durante o torneio.
E, se até a primeira fase e as oitavas-de-final a falta de conjunto não afetou tanto a dupla, que terminou com duas vitórias e uma derrota, ontem, a ausência de maior conhecimento entre ambas pesou contra as atuais campeões olímpicas.
No primeiro set, as brasileiras chegaram a abrir 3 a 1. No entanto, Walsh/May, uma das duplas mais antigas em atividade (estão unidas desde 2001), mostrava muita regularidade, particularmente na defesa. E, aos poucos, reequilibrou o marcador até virar o jogo.
Com as americanas à frente, as brasileiras tentaram adotar uma estratégia mais agressiva, com o intuito de quebrar o passe. Passaram a forçar mais o saque, e Larissa chegou a marcar dois pontos em aces.
No entanto, a estratégia acabou revelando-se falha. Num saque errado da brasileira, Walsh/May fechou o set.
No seguinte, as americanas novamente abriram uma vantagem segura, explorando pequenas falhas de Ana Paula/ Larissa, tanto no contra-ataque quanto na defesa. Bloqueio de Walsh deu o primeiro match point para Walsh/May. As brasileiras ainda tentaram reagir no contra-ataque seguinte, bem-sucedido, de Ana Paula.
A brasileira foi para o saque, mas as norte-americanas souberam preparar a jogada para Walsh matar o confronto.
Após a derrota e a eliminação da Olimpíada, Ana Paula e Larissa se abraçaram no meio da quadra e, em seguida, agradeceram ao apoio da torcida.
"Encerrei meu ciclo por aqui, é hora de cuidar mais da minha família", disse Ana Paula, para, depois, elogiar Larissa. "Cresci muito com ela, é muito querida." A parceira retribuiu: "Saio daqui sem uma medalha, mas com uma grande amiga".
Walsh/ May disputará as semifinais contra a vencedora do confronto entre as brasileiras Renata e Talita e as australianas Tamsin Barnett e Natalie Cook, que duelam hoje, às 10h.
A dupla nacional, junta desde 2005, é a última tentativa nacional de manter as mulheres do país no pódio olímpico do vôlei de praia. As brasileiras conquistaram medalha em todas as edições dos Jogos Olímpicos que tiveram a modalidade (Atlanta-96, Sydney-00 e Atenas-04), com um total de um ouro, três pratas e um bronze.0 (ADALBERTO LEISTER FILHO)


Texto Anterior: Feminino busca em Xangai sua 2ª decisão
Próximo Texto: Ricardo e Emanuel se passam apuro, mas avançam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.