São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federer busca agora reabilitar Suíça

País, que disputou 2ª divisão da Davis após 13 anos, tem reforço contra a Bélgica por uma vaga na elite

DA REPORTAGEM LOCAL

Após encerrar o jejum de grandes títulos com o triunfo no Aberto dos EUA, Roger Federer busca agora recolocar a Suíça na elite da Copa Davis.
"Com certeza, é muito parecido com os Jogos Olímpicos", afirmou Federer, que conquistou o ouro em duplas mas viu seu maior rival, o espanhol Rafael Nadal, ficar com o título de simples em Pequim.
A Suíça, que em 2008 disputou a segunda divisão do principal torneio entre países do tênis pela primeira vez desde 1994, precisa vencer a Bélgica neste fim de semana para voltar ao Grupo Mundial.
Focado em sua carreira, Federer adotou uma estratégia específica na Copa Davis.
Ele ficava fora da primeira rodada e reforçava a equipe nas fases seguintes. Com essa tática, chegou a liderar a Suíça até a semifinal de 2003, mas desde 2005 jogava para evitar que a equipe despencasse da elite.
No ano passado, deu tudo errado. Federer voltou para defender o time na repescagem contra a República Tcheca, venceu seus dois jogos de simples, mas perdeu em duplas e viu os tchecos marcarem 3 a 2.
"Diria que nos últimos anos eu procurei me concentrar em me manter no topo do ranking", afirmou Federer. "Esperava que o time vencesse sem mim e eu pudesse voltar nas quartas. Infelizmente, isso não funcionou muito bem como nós havíamos planejado."
Em 2008, Federer pediu dispensa dos confrontos diante de Polônia e Belarus e volta ao time agora bastante motivado.
"Acho que a medalha de ouro definitivamente me inspirou", disse ele, que não quis dizer se vai mudar a estratégia. "Se voltarmos ao Grupo Mundial, vamos ver o que vai acontecer."


Texto Anterior: Pistorius: Sul-africano ganha 3ª prova
Próximo Texto: Argentina: Presidente do comitê olímpico se demite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.