São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2010

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MOTOR

FÁBIO SEIXAS fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

O "sempre" não acaba

QUATRO ANOS ANTES, naquela mesma Monza, ele era o centro das atenções. Não da F-1, mas do mundo. Não pela surpresa, mas pelo impacto que aquele anúncio tão aguardado provocava.
Sentado entre os jovens Raikkonen e Kubica, expressão contrita, anunciava a aposentadoria, o fim de uma era no esporte a motor.
Estava, então, no topo: macacão ensopado de champanhe pela vitória recém-conquistada, ainda vivíssimo no campeonato, com porte e físico de quem suportaria muitíssimo mais.
Quatro anos depois, domingo passado, Schumacher mal foi notado. Na prova, foi ultrapassado por Vettel e Webber. Cruzou a linha de chegada em nono, a 44 segundos do vencedor. No comunicado da Mercedes, admitiu que fez o máximo, mas que não tinha como segurar seus adversários. Uma cantilena das notas pós-GPs da equipe em 2010.
É claro, já circulam boatos sobre uma segunda aposentadoria. E já circulam aqueles comentários na linha "esse cara sempre foi um enganador" ou "tá vendo... sem um carro bom, ele não ganha uma corrida".
O primeiro não merece explicação. O segundo é uma verdade para todo o grid.
Sobre a aposentadoria, os propagadores do boato deveriam ler a entrevista de Brawn para o site da "ITV".
Ele explica que o carro de 2010 foi prejudicado pelo momento de transição do time em 2009 e anuncia que o modelo de 2011 está em estágio avançado. Mais: que está sendo construído sob medida para o heptacampeão.
O alemão hoje está por baixo. Mas o talento, a dedicação e o amor continuam. Com um carro bom, então. Convém esperar a temporada que vem. Há alguns sempres que nunca acabam.

"Progredimos em várias áreas no carro do ano que vem. Sabemos porque estamos nessa situação de agora e sabemos também como melhorar"
ROSS BRAWN
chefe da Mercedes, parceiro de Schumacher nos seus sete títulos

F-1
BATE-BATE

De lª Rosa perdeu o emprego na Sauber, Heidfeld foi para o seu lugar. Assim, a vaga de piloto de testes da Pirelli caiu no colo de Grosjean. Lembram dele? Só não ficou claro ainda se a fabricante italiana de pneus conta com peças de reposição para o chassi Toyota de 2009 que vem usando. Vai precisar...

INDY
MATEMÁTICA

A Indy pode acabar no fim de semana se Power aumentar a diferença para Franchitti de 17 para 54 pontos. É difícil. A prova acontece num oval, Motegi, ambiente ainda hostil para o australiano. Como se não bastasse, a Ganassi conhece o caminho. Sobrou no circuito em 2009: Dixon emplacou hat-trick.


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