São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Novos tempos

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Na seleção brasileira, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, não há espaço para estrelas. O que vale é o grupo, mais ainda, a união do grupo. Não por acaso, o time, que começa a treinar hoje para a Copa dos Campeões terá as mesmas 12 atletas que disputaram o Sul-Americano, em setembro.
A idéia é que as jogadoras não escolham torneios. Um dos requisitos para fazer parte da seleção é participar de todas as competições. Inclusive do último Sul-Americano, um torneio fraco tecnicamente, mas com grandes dificuldades para quem foi, como a altitude de La Paz, na Bolívia, e deficiências de infra-estrutura.
Também seguindo a linha de privilegiar quem esteve presente em todos os campeonatos da temporada, a comissão técnica deixou Fofão e Walewska fora da Copa dos Campeões. A única possibilidade de participarem do torneio será se uma levantadora ou uma central, da lista das 12 convocadas, se machucar.
Fofão e Walewska só seriam liberadas pelo Perugia, time que defendem na Itália, depois de 6 de novembro. O torneio começa no dia 15. Elas, que já não trabalharam nesta temporada com a seleção, teriam também pouco tempo de treino. No início de 2006, as duas devem começar a treinar com o grupo.
A maior ausência é a ponteira Paula Pequeno, que dos cinco torneios de 2006 pela seleção só não jogou o Sul-Americano. Ela apresentou lesão no pé e pediu dispensa. No seu lugar, tanto no torneio continental como agora na Copa dos Campeões, foi chamada Fernanda Berti, 20 anos e 1,89 m.
Das estrangeiras da seleção, o maior problema é a atacante Raquel, que se transferiu para a Rússia. O seu clube não está querendo liberá-la para os treinos. Quer que ela vá direto da Rússia para o Japão, sede da Copa dos Campeões. Caso não haja um acordo até quinta-feira, será convocada outra jogadora.
Já com a atacante Sheila, que atua no Pesaro, o acordo inicial é que ela já treine esta semana no Brasil e depois se apresente para defender o clube no jogo do dia 30 pelo Italiano. Depois dessa partida, ela seria novamente liberada para treinar com a seleção.
O Brasil vai estrear na Copa dos Campeões no dia 15 contra a China. Vale lembrar que nesta temporada, as brasileiras só tiveram duas derrotas. E as duas para a China. Dos outros riais, a maior dificuldade será contra os EUA. Também participam do torneio Polônia, Japão e Coréia do Sul.
Zé Roberto não pode reclamar da temporada. Com a seleção, venceu os cinco torneios que disputou, com destaque para o Grand Prix. Na Unisul, time masculino que assumiu neste ano, conseguiu o segundo título anteontem: venceu a Cimed/Florianópolis na final do Catarinense.
Não por acaso, o técnico cumpriu um antigo ritual ontem, dia de Santa Edwiges, da qual é fiel devoto. Zé Roberto, que sempre carrega com ele uma imagem de Santa Edwiges e outra de São Tiago, participou de uma missa na capela que tem o nome da santa no sítio do seu sogro, no interior de São Paulo.

Italiano
A rodada do Italiano não foi boa para o Trentino, de André Nascimento e André Heller. O time do técnico Radamés Lattari perdeu em casa do Perugia por 3 a 0 (25/22, 25/22 e 25/22). André Nascimento foi o maior pontuador da equipe (17 pontos). Foi a segunda derrota do time em cinco jogos. O Perugia tem duas vitórias e três derrotas.

Peneira
A peneira mais tradicional de São Paulo já tem datas definidas. Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Banespa vai selecionar jogadores para suas equipes masculinas de base. Podem participar meninos nascidos entre 1987 e 1990. O clube oferece alojamento para quem mora fora da Grande São Paulo. Os testes serão no ginásio municipal de São Bernardo. Outras informações pelo telefone 0/xx/11-4123-7842.


E-mail: cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Barrichello diz adeus à Ferrari e recebe veto
Próximo Texto: Panorâmica - Motociclismo: Barros cai e é dúvida para próximo GP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.