São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comitê cria equipe e laboratório para treinamento de promessas

DO ENVIADO AO RIO

O projeto do COB de preparação direta de atletas começa com 14 esportistas e se estenderá até atingir cerca de 600, próximo da Rio-2016.
O primeiro objetivo do comitê é que o atual núcleo -chamado de Time Brasil- seja atendido por equipe multidisciplinar com 11 especialidades. Entre elas, fisiologia do movimento, bioquímica, psicologia e nutrição.
Até quatro meses atrás, por exemplo, o ginasta Diego Hypólito, que é um dos monitorados, não tinha alimentação programada por especialistas. Era definida pela mãe.
Ele também não consegue monitorar seus movimentos com câmeras avançadas.
"O Diego é um exemplo legal. Perguntei [ao Renato, seu técnico]: "Como você filma ele? Como você olha após os movimentos?". Ele [Renato] filmava com um maquininha do tamanho do meu telefone. E via no tamanho desse telefone", disse Marcus Vinícius Freire, do COB.
O COB pretende dar equipamentos novos ao Flamengo, inclusive para melhorar a filmagem de movimentos.
Mas será no Parque Aquático Maria Lenk que o comitê instalará a maioria dos seus equipamentos, como um laboratório de ciência no esporte, uma academia para os atletas e um centro de treinamento para esportes de lutas.
O laboratório é o maior investimento. O COB conseguiu um patrocínio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de R$ 11,5 milhões para a compra de equipamentos.
A primeira leva de máquinas será de equipamentos de bioquímica. Com isso, será possível fazer testes de lactato e verificar o nível de esforço de um atleta. (RM)


Texto Anterior: Orçamento fixo atinge em 2010 R$ 140 milhões
Próximo Texto: Já com meta, COB define estratégia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.