UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Suíço estraga festa dos EUA ao derrotar Andre Agassi

Federer vence Masters de Houston e termina o ano na 2ª colocação

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma final interrompida por duas horas e meia por causa da chuva, Roger Federer, 22, conquistou o título do Masters de Houston, torneio que reúne os oito melhores da temporada.
Na final, o suíço bateu o norte-americano Andre Agassi, 33, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/4. Até o Masters, Federer nunca havia vencido o adversário em três confrontos realizados.
Na semifinal, o campeão derrotou Andy Roddick, 21, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/2). O norte-americano, que havia conquistado, por antecipação, o título da Corrida dos Campeões deste ano, reconheceu a superioridade do suíço. "Tenho que dar todo o crédito ao meu adversário. Ele foi melhor em todos os sentidos hoje [anteontem]", admitiu o número um do mundo.
Com as duas vitórias, Federer estragou a festa dos norte-americanos, que sonhavam em assistir a uma final caseira em Houston.
Foi a primeira vez que o ganhador do Masters não terminou o ano com a primeira colocação da Corrida. Com a vitória, Federer superou o espanhol Juan Carlos Ferrero e fechou a temporada como o segundo melhor do mundo.
Foi o sétimo título do tenista neste ano. Ele se sagrou campeão em Marselha, Dubai, Munique, Halle, Wimbledon -em seu primeiro título em um torneio de Grand Slam- e em Viena.
Em 2002, em sua primeira participação no Masters, em Xangai, Federer foi até a semifinal, mas perdeu para Lleyton Hewitt.
O suíço começou melhor o duelo de ontem, contra Agassi. O saque era um dos trunfos de Federer, que também mostrava boa velocidade nas trocas de bola. Logo no quarto game, ele conseguiu quebrar o saque do rival e ficou com o set nas mãos até fechá-lo.
No set seguinte, Federer quebrou o serviço de Agassi logo no game inicial. Após confirmar o saque e de abrir vantagem de 30 a 0 no game seguinte, o campeão de Wimbledon viu sua vitória ser postergada, por causa da chuva, depois de 47 minutos de jogo.
Apesar da interrupção, Federer continuou mandando no jogo. Forçando o saque, Federer se impôs no set e fez 2 a 0 na partida com um "pneu" (6/0).
No set seguinte, Agassi deu mais trabalho ao suíço, confirmando seus saques. No nono game, porém, o suíço quebrou o serviço do norte-americano novamente, ficando com o set e a vitória praticamente nas mãos (5/ 4). Sacando para vencer, Federer não deu chances ao rival e fechou o jogo.
De quebra, além do troféu do Masters, Federer embolsou a premiação de US$ 1,52 milhão.


Texto Anterior: Futebol: Juninho tenta evitar desânimo no Corinthians
Próximo Texto: Suíço perde apenas um set em 5 jogos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.