São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisivo, NE ganha atenção especial

DA REPORTAGEM LOCAL

Seja qual for a chapa vencedora hoje, o tênis brasileiro já tem um novo pólo de investimento. É para o Nordeste que estão voltadas as atenções dos três candidatos à presidência da confederação.
Com nove Estados, a região será decisiva no pleito. Não à toa, todas as chapas têm propostas de descentralização da administração da entidade e prometem atenção especial aos nordestinos.
"O tênis está muito bem estruturado no Sul e no Sudeste, agora precisamos olhar para o Nordeste e o Centro-Oeste. Temos de massificar o tênis. Vamos também fazer economia para ajudar as federações mais pobres", declara José Farani, que tem como vice José das Graças Lopes, presidente da federação do Piauí.
Outra proposta do candidato é mudar a sede da confederação brasileira de São Paulo para a Academia de Tênis de Brasília, sua propriedade. Segundo ele, seria uma forma de aproximar a entidade do governo e do restante do país, além de baratear os custos de manutenção da mesma.
A idéia de criar administrações regionais é compartilhada pelas outras duas chapas.
Jorge Lacerda Rosa, presidente da federação catarinense e candidato da oposição, tem como seu vice Jesus Tajra Filho, dirigente da federação do Ceará.
Sua proposta é dividir o país em cinco diretorias regionais -o Nordeste ganharia dois representantes, e cada Estado teria liberdade para escolher a qual dessas fatias pertence.
O mesmo planeja a chapa de Hermenegildo Grassi.
"O Norte e o Nordeste terão atenção especial. É preciso desenvolver uma estrutura melhor de base lá", afirma Marcelo Grassi, segundo nome da chapa encabeçada por seu pai.
Os votos da região foram os mais disputados durante a articulação das duas principais chapas.
Os presidentes das federações do Ceará e da Paraíba, por exemplo, estavam no início do ano com o grupo que hoje apóia Farani. Depois, mudaram de lado.
Apesar de ter sofrido baixas, a candidatura ainda espera uma migração na hora de os votos serem colocados na urna. Sua esperança recai exatamente sobre entidades do Nordeste. (ALF E ML)


Texto Anterior: O personagem: Veterano de 83 anos entra só para participar
Próximo Texto: Panorâmica - Basquete: Treinador da seleção, Lula é nomeado secretário de Esporte de Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.