São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inquérito em Curitiba soma 17 indiciados

Polícia conclui que briga no Couto Pereira foi planejada

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A Polícia Civil do Paraná encerrou o inquérito sobre a violência no estádio Couto Pereira após o rebaixamento do Coritiba para a Série B, 11 dias atrás. Concluiu que houve premeditação do tumulto e indiciou e prendeu 17 torcedores.
Dois desses torcedores são suspeitos de tentativa de homicídio, formação de quadrilha e danos ao patrimônio. Os demais foram indiciados sob suspeita dos dois últimos crimes.
As investigações, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, irão prosseguir, já que há mais suspeitos para serem identificados por meio de imagens de emissoras de TV.
A briga foi marcada pela invasão do gramado, seguida de agressões de torcedores contra policiais, árbitros e jogadores. Dezoito pessoas saíram feridas. Uma continua em estado grave.
O inquérito foi encaminhado ontem ao Judiciário para que se inicie a fase de julgamento dos suspeitos pelos crimes.
A conclusão do inquérito é a de que houve premeditação do tumulto, com pelo menos dez dias de antecedência, por parte de integrantes da torcida organizada Império Alviverde.
O objetivo, segundo o inquérito, era protestar contra a má campanha do Coritiba no Brasileiro. O presidente da torcida, Luiz Fernando Corrêia, o Papagaio, afirmou estar colaborando com as investigações.
Em julgamento anteontem no STJD, o Coritiba foi punido com a perda de mando de campo por 30 jogos, mais multa de R$ 610 mil. O clube irá recorrer.
Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem o projeto que determina o cadastramento, com nome e foto, de todos os torcedores nos estádios da cidade que tenham capacidade acima de 15 mil pessoas.
O texto segue agora para sanção do prefeito Beto Richa (PSDB), que defende a proposta. A lei deve entrar em vigor 90 dias depois de sua assinatura.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Mengálvio, 70, o esquisito
Próximo Texto: Tênis acata tribunal e anula pena por doping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.