São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Calor faz nadador esloveno perder 10 kg no Amazonas

GUILHERME ROSEGUINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 15 dias iniciais de travessia renderam cenas encantadoras, mas castigaram o corpo de Martin Strel.
O nadador esloveno, que quer percorrer 5.430 km ao longo do rio Amazonas, já perdeu 10 kg por causa do calor e está com o corpo esfacelado por picadas de insetos.
Mesmo assim, não arrefeceu. Cumpriu, em média, 100 km por período -fica na água por até 12 horas.
A jornada começou no último dia 1º, em Atalaya, no Peru. A idéia de Strel é encerrar seu périplo em 11 de abril, em Belém, no Pará.
O maratonista aquático acreditava que os perigos de sua empreitada viriam da pródiga fauna amazônica. Mas, por enquanto, o principal entrave é a temperatura. Com sol a pino e termômetros marcando pelo menos 30C, ele está com o corpo bastante queimado, de acordo com sua tripulação.
Matthew Mohlke, um dos membros do estafe que acompanha o nadador, informa ainda que o calor incrementou a perda de líqüido e fez Strel emagrecer.
A saúde do atleta de 52 anos é monitorada via satélite pelo departamento de medicina da Universidade do Arizona (EUA). Na água, caiaques o escoltam durante a travessia amazônica.
Ele já nadou 3.000 km no rio Danúbio, o segundo maior rio da Europa, em 2000. Dois anos depois, cumpriu 3.797 km no Mississipi (EUA). Por fim, em 2004, percorreu 4.000 km no Yangtzé, na China.


Texto Anterior: Homofóbico é vetado em evento
Próximo Texto: Juca Kfouri: Uma atitude contra a altitude
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.