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Red Bull de 2009 inspira a F-1 de 2010
Modelo que levou o time ao vice-campeonato do Mundial de Construtores tem genéricos que vão da Ferrari à Virgin
Formato inovador do bico do RB5, desenhado pelo badalado Adrian Newey e incorporado no RB6, é parte mais copiada pelos rivais
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
A máxima televisiva de que
"nada se cria, tudo se copia" parece ter influenciado a maior
parte dos projetistas da F-1 na
hora de criar seus modelos para
o Mundial que começa em menos de um mês, no Bahrein.
Nas últimas semanas, lançamento após lançamento, da
Ferrari à novata Virgin, o que se
viu foram carros com pinturas
diferentes, mas com algumas
características em comum: bicos mais altos e com as bordas
levantadas, que formam uma
espécie de "u" diante dos pilotos para proporcionar uma
maior eficiência aerodinâmica.
Não por coincidência, todos
eles parecidos com o RB5, modelo da Red Bull em 2009 e que
rendeu o vice-campeonato no
Mundial de Construtores e de
Pilotos, com Sebastian Vettel.
Projetado pelo inglês Adrian
Newey, chamado de "mago das
pranchetas" por fazer carros vitoriosos para Williams e McLaren nos anos 90, o RB5 só não
foi mais bem-sucedido porque
teve a concorrência das equipes
que usavam desde o começo os
polêmicos difusores duplos.
Após protestos dos times que
não possuíam o dispositivo inovador, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) os
considerou legais, fazendo com
que as equipes, entre elas a Red
Bull, tivessem que correr atrás.
Ainda assim, foi o único modelo capaz de fazer frente ao
BGP 001, o carro construído
pela Brawn GP, e terminou o
ano com seis vitórias, contra oito da equipe de Ross Brawn.
O sucesso facilitou o trabalho
de Newey para 2010. O RB6,
exibido na semana passada, foi
só uma evolução do carro que a
Red Bull usou em 2009. "Tentamos olhar que partes podíamos melhorar, mas basicamente foi questão de encaixar o tanque de combustível [que terá
quase o dobro do tamanho, pois
não haverá reabastecimento
neste ano] e otimizar o difusor
duplo", disse Newey.
Ele disse não se incomodar
com os "genéricos" neste Mundial. "É muito gratificante ver
carros com conceitos semelhantes aos que usei. Mas temos de continuar evoluindo e
nos mantermos competitivos."
Mark Webber, primeiro a levar o RB6 à pista e que em 2009
obteve a primeira vitória da
carreira com o RB5, exaltou o
projetista. "Tanta gente ter copiado nosso carro só mostra o
quão inteligente o Adrian foi."
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