São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

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Red Bull de 2009 inspira a F-1 de 2010

Modelo que levou o time ao vice-campeonato do Mundial de Construtores tem genéricos que vão da Ferrari à Virgin

Formato inovador do bico do RB5, desenhado pelo badalado Adrian Newey e incorporado no RB6, é parte mais copiada pelos rivais

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A máxima televisiva de que "nada se cria, tudo se copia" parece ter influenciado a maior parte dos projetistas da F-1 na hora de criar seus modelos para o Mundial que começa em menos de um mês, no Bahrein.
Nas últimas semanas, lançamento após lançamento, da Ferrari à novata Virgin, o que se viu foram carros com pinturas diferentes, mas com algumas características em comum: bicos mais altos e com as bordas levantadas, que formam uma espécie de "u" diante dos pilotos para proporcionar uma maior eficiência aerodinâmica.
Não por coincidência, todos eles parecidos com o RB5, modelo da Red Bull em 2009 e que rendeu o vice-campeonato no Mundial de Construtores e de Pilotos, com Sebastian Vettel.
Projetado pelo inglês Adrian Newey, chamado de "mago das pranchetas" por fazer carros vitoriosos para Williams e McLaren nos anos 90, o RB5 só não foi mais bem-sucedido porque teve a concorrência das equipes que usavam desde o começo os polêmicos difusores duplos.
Após protestos dos times que não possuíam o dispositivo inovador, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) os considerou legais, fazendo com que as equipes, entre elas a Red Bull, tivessem que correr atrás.
Ainda assim, foi o único modelo capaz de fazer frente ao BGP 001, o carro construído pela Brawn GP, e terminou o ano com seis vitórias, contra oito da equipe de Ross Brawn.
O sucesso facilitou o trabalho de Newey para 2010. O RB6, exibido na semana passada, foi só uma evolução do carro que a Red Bull usou em 2009. "Tentamos olhar que partes podíamos melhorar, mas basicamente foi questão de encaixar o tanque de combustível [que terá quase o dobro do tamanho, pois não haverá reabastecimento neste ano] e otimizar o difusor duplo", disse Newey.
Ele disse não se incomodar com os "genéricos" neste Mundial. "É muito gratificante ver carros com conceitos semelhantes aos que usei. Mas temos de continuar evoluindo e nos mantermos competitivos."
Mark Webber, primeiro a levar o RB6 à pista e que em 2009 obteve a primeira vitória da carreira com o RB5, exaltou o projetista. "Tanta gente ter copiado nosso carro só mostra o quão inteligente o Adrian foi."


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