São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

SUÍÇA

Tradicional, time de 125 anos ameaça sair de casa

Grasshopper diz não poder pagar o aluguel

ADRIANO FERNANDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Grasshopper, tradicional clube suíço de 125 anos, pode ficar desabrigado. Por não conseguir pagar o aluguel à Prefeitura de Zurique, o time corre o risco de ter que se mudar da cidade natal.
O Grasshopper (gafanhoto, em inglês) tem 27 títulos nacionais e é o maior campeão da Suíça. Tem a segunda maior torcida do país, e seu presidente, Urs Linsi, já foi secretário-geral da Fifa.
Mas nada disso sensibilizou o conselho municipal de Zurique, que cobra dos gafanhotos aluguel anual de quase R$ 1,5 milhão pelo uso do estádio e R$ 855 mil pelo policiamento em dia de jogos.
O clube diz que não consegue pagar e ameaça buscar abrigo em Aarau, distante 45 km da torcida em Zurique.
Em 2007, o estádio Hardturm, sua antiga casa, foi fechado sob uma promessa de reconstrução. Desde então, o time divide o estádio Letzigrund com o rival Zürich.
Um dos grandes ídolos dos gafanhotos foi o atacante Élber, que teve passagens pela seleção brasileira e jogou no Grasshopper entre 1991 e 1994. Saiu com 69 gols.
"Tenho amigos lá e acho triste que estejam passando por isso", disse, ao ser informado da situação do clube.
Em 1993, Élber fez uma proposta ao Grasshopper: jogar no Brasil com o seu time do coração, o Flamengo.
Os suíços jogaram contra uma equipe que contava com Djalminha e Paulo Nunes e venceram, na Gávea. Élber não lembra o placar, mas diz que marcou um gol no jogo.


Texto Anterior: Clube arma festa para Ronaldo com torcida
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.