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MOTOR
FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas
Números, previsões, chutes, números...
FORAM QUATRO baterias
de testes por 17 dias, 13.644
voltas e 60.947 km em três
circuitos, com 33 pilotos em
ação. Acabou a pré-temporada. F-1 na pista, agora, só
na noite da próxima quinta.
Como sempre, a olhadela
dos melhores tempos não indica nada. O barato da análise de resultados é o macro.
É procurar regularidades.
Uma equipe pode tirar gasolina ou esconder o jogo num
dia, mas não faz teatro sempre. Pelo tempo escasso, é
preciso trabalhar duro.
Em dez dos 17 dias, a Ferrari pôs um dos seus pilotos
lá no top 3. Ninguém fez tanto. A Red Bull ficou bem na
cola, com um dia a menos.
São mesmo as mais fortes. Mas qual está na frente?
A resposta talvez esteja no
ritmo com que os melhores
tempos foram alcançados.
A Red Bull começou forte,
depois sumiu e voltou com
tudo no final. Provavelmente Newey, ciente do belo modelo que fez, aproveitou para testar rebimbocas e então voltou ao plano original.
A Ferrari viveu evolução
gradual. Alonso, por exemplo, foi somente o quinto colocado em Valencia. Em Jerez, na bateria seguinte, ele
e Massa se colocaram no
top 3 todos os dias.
Daí, infere-se que a Ferrari já chegou ao seu pico no
momento, e a Red Bull tem
milésimos para buscar.
Ponto para a campeã.
Mas a Ferrari leva vantagem na confiabilidade.
Foi, disparada, a que
mais acumulou quilometragem, 6.985 km. A Red Bull,
segunda, rodou 6.129 km,
12% a menos.
Ponto para a desafiante.
(E no caso da Ferrari, vale
este parênteses: Massa e
Alonso andaram praticamente a mesma distância.)
Depois vem a McLaren.
Com chances de entrar na
luta, claro, pela estrutura.
Será, porém, uma surpresa
se aparecer na frente logo
em Melbourne.
Mercedes, Toro Rosso,
Williams e Lotus Renault lutarão no segundo bloco.
O resto, pena, é o resto.
F-1
PNEUS A Pirelli cogita não usar
a opção aberta por FIA e
FOM para testes de novos
compostos nas sextas pré-
-GPs. Paul Hembery, diretor de esportes a motor da
empresa, diz que o plano é
continuar com os mesmos
quatro tipos de pneus até o
fim da temporada. Um indicativo de que a fabricante
italiana está satisfeita. Com
a palavra, agora, os pilotos.
STOCK
LARGADA A Stock começa no fim
de semana, em Curitiba,
com troca-troca intenso de
pilotos e equipes, novo formato de treino classificatório, promessa de mais clareza nas punições... E sem
transmissão ao vivo da Globo: o "Esporte Espetacular" deve exibir só largada,
chegada e melhores momentos. A categoria já teve
mais moral na emissora.
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