São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 2011

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MOTOR

FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

Números, previsões, chutes, números...

FORAM QUATRO baterias de testes por 17 dias, 13.644 voltas e 60.947 km em três circuitos, com 33 pilotos em ação. Acabou a pré-temporada. F-1 na pista, agora, só na noite da próxima quinta.
Como sempre, a olhadela dos melhores tempos não indica nada. O barato da análise de resultados é o macro.
É procurar regularidades. Uma equipe pode tirar gasolina ou esconder o jogo num dia, mas não faz teatro sempre. Pelo tempo escasso, é preciso trabalhar duro.
Em dez dos 17 dias, a Ferrari pôs um dos seus pilotos lá no top 3. Ninguém fez tanto. A Red Bull ficou bem na cola, com um dia a menos.
São mesmo as mais fortes. Mas qual está na frente? A resposta talvez esteja no ritmo com que os melhores tempos foram alcançados.
A Red Bull começou forte, depois sumiu e voltou com tudo no final. Provavelmente Newey, ciente do belo modelo que fez, aproveitou para testar rebimbocas e então voltou ao plano original.
A Ferrari viveu evolução gradual. Alonso, por exemplo, foi somente o quinto colocado em Valencia. Em Jerez, na bateria seguinte, ele e Massa se colocaram no top 3 todos os dias.
Daí, infere-se que a Ferrari já chegou ao seu pico no momento, e a Red Bull tem milésimos para buscar.
Ponto para a campeã.
Mas a Ferrari leva vantagem na confiabilidade.
Foi, disparada, a que mais acumulou quilometragem, 6.985 km. A Red Bull, segunda, rodou 6.129 km, 12% a menos.
Ponto para a desafiante.
(E no caso da Ferrari, vale este parênteses: Massa e Alonso andaram praticamente a mesma distância.)
Depois vem a McLaren. Com chances de entrar na luta, claro, pela estrutura. Será, porém, uma surpresa se aparecer na frente logo em Melbourne.
Mercedes, Toro Rosso, Williams e Lotus Renault lutarão no segundo bloco.
O resto, pena, é o resto.

F-1
PNEUS
A Pirelli cogita não usar a opção aberta por FIA e FOM para testes de novos compostos nas sextas pré- -GPs. Paul Hembery, diretor de esportes a motor da empresa, diz que o plano é continuar com os mesmos quatro tipos de pneus até o fim da temporada. Um indicativo de que a fabricante italiana está satisfeita. Com a palavra, agora, os pilotos.

STOCK
LARGADA
A Stock começa no fim de semana, em Curitiba, com troca-troca intenso de pilotos e equipes, novo formato de treino classificatório, promessa de mais clareza nas punições... E sem transmissão ao vivo da Globo: o "Esporte Espetacular" deve exibir só largada, chegada e melhores momentos. A categoria já teve mais moral na emissora.


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