São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2011

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Hamilton supera Vettel no final

F-1
Inglês aposta em 3 pits e assume a liderança a 5 voltas da bandeirada no GP da China


GP da China
L. Hamilton 1h36min58s226
S. Vettel a 5s198
M. Webber a 7s555

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A XANGAI

Faltavam pouco menos de 30 segundos para fechar os boxes quando Lewis Hamilton conseguiu levar seu McLaren ao grid em Xangai.
Um vazamento de combustível descoberto na hora de ligar o carro nos boxes, minutos antes da corrida, obrigou os mecânicos a correrem para que o inglês pudesse alinhar seu carro no terceiro lugar do grid de largada do GP da China de F-1.
Àquela altura, Hamilton não podia imaginar que, menos de duas horas depois, estaria no alto do pódio festejando a primeira vitória na temporada, a 15ª na carreira.
"Foi sensacional, uma das melhores corridas da minha vida. Estou simplesmente maravilhado", disse Hamilton, que chorou ao voltar ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde o GP da Bélgica, em agosto de 2010.
"Meu carro travou nos boxes, mas no começo achei que não era nada. Quando vi que era sério, preferi não ficar perguntando o que era para não deixar todo mundo mais preocupado", afirmou ele. "Meu maior medo era chegar na saída dos boxes e a luz ficar vermelha. Mas, no final, deu tudo certo."
Ao seu lado, bem menos satisfeito, estava Sebastian Vettel. Depois de duas vitórias nas duas primeiras etapas do Mundial, o segundo lugar em Xangai tinha gosto de derrota para o alemão.
"Foi uma corrida difícil, na qual cometemos alguns erros. Acho que aprendemos uma lição, já que claramente escolhemos a estratégia errada", falou o atual campeão, que havia largado na pole.
Diferentemente das provas anteriores, quando se manteve em primeiro na largada, Vettel foi superado em Xangai pela dupla da McLaren: Jenson Button, que assumiu a ponta, e Hamilton.
Enquanto os pilotos da equipe inglesa resolveram fazer três paradas nos boxes, Vettel tentou arriscar duas. A estratégia até parecia ter sido acertada quando, depois de sete trocas na liderança, Vettel assumiu o primeiro posto a 16 voltas da bandeirada.
O primeiro a dar mostras de que a tática de dois pits não daria certo foi Felipe Massa, que era o segundo, atrás de Vettel. Com o rendimento dos pneus caindo, o brasileiro perdeu a posição para Hamilton três voltas mais tarde, sem resistência.
A vantagem do piloto da Red Bull para Hamilton, que era então de 4s636, foi rapidamente desaparecendo.
"Tentei me defender o máximo que pude, mas meu Kers também não estava funcionando. E chega uma hora que é melhor você abrir passagem do que ficar brigando e deixar os caras de trás se aproximarem", falou Vettel.
Hamilton, que havia estado à frente apenas por uma volta, assumiu a ponta para, cinco voltas depois, cruzar a linha de chegada em primeiro. "Após tudo o que ocorreu antes da largada, nunca pensei que poderia vencer. Tem dias em que tudo dá certo. Hoje [ontem] foi um deles."


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