São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonho do povo passa pela seleção, diz treinador

DOS ENVIADOS A BARCELONA

O técnico da seleção da Catalunha, Angel "Pichi" Alonso, disse à Folha que sonha em ver "seu país" independente da Espanha.
"Sei que é um processo difícil, um caminho longo, mas podemos chegar lá", afirmou.
Na caminhada traçada pelo treinador, a formação e consolidação de uma seleção nacional é ponto importante. "Todo povo tem que ter um time que o represente. É isso que estaremos fazendo amanhã [hoje" contra o Brasil", disse.
O técnico diz que todo o time -17 atletas- compartilha com ele o amor pela Catalunha. "Nosso sentimento é o de defender a nação. Por isso, vamos jogar com garra e vontade de ganhar."
Segundo Alonso, o maior problema enfrentado por ele para convocar a equipe foi o número de pedidos que recebeu de atletas catalãos que queriam jogar.
"Recebi muitas manifestações de apoio e pedidos de atletas que querem defender as cores da Catalunha. Podem ter certeza de que os que estão comigo sabem da responsabilidade da partida."
Mas o próprio técnico lembra que o amistoso com o Brasil é ótima vitrine para os catalãos, principalmente para os mais novos.
"É lógico que também há o aspecto profissional", diz Alonso, ex-jogador do Barcelona, do Españyol e da seleção da Espanha.
Nacionalismo à parte, Alonso sabe que a seleção brasileira é favorita disparada para vencer o amistoso de hoje. Até por isso ele diz que a responsabilidade poderá ser um fator de desequilíbrio para o time de Luiz Felipe Scolari.
O maior temor do técnico, no entanto, é quanto à reação dos jogadores mais novos diante de um estádio lotado.
"Os jogadores menos experientes podem ficar tensos com a responsabilidade. Mas, se isso ocorrer, eles saberão relaxar", disse.
Ontem, Alonso comandou o treino do time no estádio do Barcelona e recebeu o apoio de torcedores nas arquibancadas.
Para hoje, espera-se que a partida transforme-se em uma espécie de manifestação pró-independência da Catalunha. (FV, JAB E SR)


Texto Anterior: Onipresente: Barcelona reverencia Romário
Próximo Texto: Scolari até improvisa para manter 3-5-2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.