São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maurren impede fiasco nacional em GP

Além da campeã olímpica do salto em distância, só mais dois brasileiros vencem suas provas no estádio do Engenhão

Com o fracasso de Fabiana Murer e a ausência de Jardel Gregório, país classifica seis atletas para o Mundial de Berlim, no mês de agosto

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Maurren Maggi, 32, redimiu o Brasil do fiasco no GP do Rio, ontem, no estádio do Engenhão. A campeã olímpica venceu o salto em distância com salto de 6,85 m. Foi o primeiro evento de atletismo olímpico na arena desde o Pan-07.
Maior estrela do atletismo nacional, a saltadora dividiu pódio com outra brasileira, Keila Costa, e com a norte-americana Britney Reese, que a havia batido no SuperGP de Doha, no início do mês.
Durante a prova, Maurren foi, de longe, a mais assediada pelo público, que lotou apenas o anel inferior da ala leste do Engenhão, bem ao lado de onde ocorria a disputa. Apesar da entrada gratuita, os demais anéis ficaram pouco preenchidos -segundo o Botafogo, havia cerca de 6.000 torcedores.
"Estou feliz em voltar aqui. O Engenhão é a minha casa. Estou invicta aqui", destacou.
A brasileira almeja atingir os 7 m no Mundial de Berlim. "Se conseguir isso, consigo medalha", conta Maurren, que levou o ouro olímpico com 7,04 m.
Prata ontem com salto de 6,78 m, Keila Costa garantiu índice para o Mundial, em agosto.
Além de Maurren, só mais dois brasileiros triunfaram ontem: Mahau Suguimati, nos 400 m com barreiras, e Kleberson Davide, nos 800 m. Ambos estão garantidos no Mundial.
Os EUA foram o país com maior número de ouros ontem, com quatro. Os cubanos triunfaram em três provas.
Ausentes do local mais alto do pódio, mais dois brasileiros garantiram presença na Alemanha: Fabiano Peçanha, vice-campeão nos 800 m, e Bruno Lins, bronze nos 200 m.
As outras duas estrelas do Brasil decepcionaram. Jadel Gregório, vice-campeão mundial de salto triplo em Osaka-07 e um dos nomes mais badalados do evento, só avisou os organizadores na véspera que não viria ao país, alegando lesão.
Já Fabiana Murer, bronze no Mundial indoor de Valência-08 no salto com vara, queimou suas três tentativas em 4,30 m e acabou eliminada da prova.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Domingo opaco dos times grandes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.