São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frango na estreia inquieta Inglaterra

Após falha de Green contra os EUA, técnico faz mistério sobre o goleiro que pega a Argélia

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO

Bons tempos: Carlos Alberto lança para Jairzinho, que dribla Cooper e cruza na segunda trave para Pelé cabecear com força para o chão. Milagrosamente, surge Banks no canto direito e, quando a bola quase passava a linha, o goleiro inglês toca nela e a joga por cima do travessão.
Tempos recentes: Seaman, David James, Paul Robinson, Carson e Robert Green cometem falhas bisonhas e deixam em pânico o país que se orgulha da melhor defesa já feita por um goleiro na história das Copas, em 1970.
Quando a Inglaterra entrar em campo hoje contra a Argélia no Green Point, na Cidade do Cabo, às 15h30 (Brasília), as atenções estarão concentradas naquele que será escolhido para defender o arco da terra da rainha.
Será Green, que levou um frango na estreia contra os EUA (1 a 1), será o veterano David James, que falhou toscamente contra a Áustria (2 a 2, em 2004), ou será o jovem Joe Hart, que quase causava ataques do coração em torcedores do Manchester City?
"Acho que Green está em boa forma, ele jogou bem contra o México [amistoso]. Alguns goleiros cometem erros. O problema é a bola, ela mexe mais que o normal. Eu tenho que escolher pelo valor dos jogadores, não por seus erros", disse Fabio Capello, técnico da Inglaterra, que não revelou quem estará no gol, nem para o arqueiro.
"Eu já sei quem vai jogar, mas não contei para ele. Todos saberão amanhã [hoje] antes do jogo", falou ele.
Nesta década, os goleiros da Inglaterra participam de uma espécie de prova de revezamento, na qual passam o bastão um para o outro, sempre o deixando cair.
Seaman foi crucificado pelo gol de falta de Ronaldinho na Copa-2002, mas ressuscitou. Levou gol olímpico da Macedônia e foi aposentado.
Veio David James. Titular na Euro-2004, levou frango contra a Áustria. Ganhou o apelido de Calamidade. Mesmo aos 39 anos e sofrendo para se recuperar de lesões, foi levado à Copa do Mundo por falta de boas opções.
Veio Paul Robinson. Titular no Mundial-2006, quando foi criticado por sair mal nos cruzamentos, virou piada ao chutar o vento contra a Croácia. A bola recuada por Gary Neville entrou no gol.
Veio Carson. Estreou contra a Croácia e frangou. Inglaterra fora da Euro-2008.
Para a Copa do Mundo, foram chamados Green, James e Hart, goleiro que fez boa temporada no Birmingham.
O primeiro já falhou, o segundo é visto como experiente, porém pouco confiável, o terceiro é tido como bom arqueiro, mas inexperiente. Capello, ao que indica, irá manter Green como titular hoje.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Argentina sem defesa
Próximo Texto: "Higuita argelino" também é dúvida para o confronto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.