São Paulo, domingo, 18 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Óleo da BP atinge Londres-2012

Petrolífera investe R$ 136 milhões em patrocínio a ingleses, que prometem Olimpíada verde

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

É uma trágica coincidência que os Jogos Olímpicos que se vendem como "os mais verdes de todos os tempos" sejam patrocinados pela petroleira causadora de uma das maiores catástrofes ambientais do planeta.
A estatal britânica BP (British Petroleum) já despejou mais de US$ 77 milhões (cerca de R$ 136 milhões) na execução do projeto de Londres- -2012 desde agosto de 2008.
A quantia é irrisória se comparada aos US$ 3,5 bilhões (R$ 6,2 bilhões) usados para estancar o vazamento de óleo no Golfo do México desde abril, causado pela explosão de uma plataforma.
Tudo em que a BP toca desde então deixa rastros da tragédia. O valor da ação da estatal no mercado financeiro está 66% abaixo do que valia antes do acidente.
A mancha de óleo que contamina as praias do litoral sul dos Estados Unidos pressiona, também, membros do Comitê Organizador de Londres-2012 e do COI (Comitê Olímpico Internacional).
O belga Jacques Rogge, presidente do COI, tem tido frequentes e longas reuniões com membros dos Jogos ingleses para discutir a participação da BP no evento.
Mas a decisão de manter o logo da estatal próximo aos aros olímpicos, a marca mais valiosa do esporte, foi ratificada. "Qualquer companhia está sujeita a acidentes. Mas se ela foi negligente é outra história", opinou Rogge.
O inglês Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1.500 m em Moscou-1980 e Los Angeles-1984, é presidente do Comitê Organizador de Londres-2012 e fez pouco caso da ligação entre a tragédia e os Jogos. "O vazamento de óleo nos EUA não faz diferença para nós", disse o dirigente.
"Eles [BP] estão conosco desde o começo, são exemplo de uma companhia de primeira grandeza internacional, que divide a mesma visão que nós temos", completou ele, em entrevista em junho à imprensa britânica.
A quase dois anos da cerimônia de abertura dos Jogos -será em 27 de julho de 2012-, Coe teria dificuldades em encontrar parceiro tão mão aberta quanto a BP para o projeto olímpico de US$ 3,1 bilhões (R$ 5,5 bilhões) em curto espaço de tempo.
A petroleira se esforça para criar uma agenda positiva relacionada à Olimpíada. Dez dias atrás, o site oficial de Londres-2012 divulgou nota sobre o projeto de formação de "jovens líderes".
A empresa também patrocina o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. A parceria iniciada em fevereiro, dois meses antes da tragédia ambiental, no valor de US$ 15 milhões (R$ 26,5 milhões), recebeu duras críticas.
"O Movimento Olímpico fala o tempo inteiro da marca e do valor dos anéis olímpicos. Se as pessoas não percebem que [os anéis] já estão manchados de óleo, vão ver a marca afogada nele [óleo]", declarou Evan Morgenstein, agente das nadadoras americanas Amanda Beard e Dara Torres, que juntas conquistaram 19 medalhas olímpicas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.