São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thriller jurídico é fonte de calma

DO ENVIADO A ATENAS

Julgamentos polêmicos. Inocentes em busca de justiça para escapar da pena de morte. Advogados que esmiuçam o passado e revelam casos mal resolvidos.
É com esse tipo de história que Robert Scheidt consegue tranqüilidade para velejar. Explicação: ele é fã da chamada "literatura dos tribunais" e leva às competições obras de papas do gênero.
Seu livro favorito, aliás, tem um título perfeito para lhe guiar em Atenas: "Erros irreversíveis".
Na brochura, o escritor Scott Turow narra o caso de um acusado de triplo assassinato que está no corredor da morte. Às vésperas da execução, surge uma nova prova que, além de absolvê-lo, põe em xeque um julgamento repleto de incorreções.
"Meu diferencial em relação aos adversários até aqui tem sido a calma. Estou relaxado, nem parece que isso é uma Olimpíada. Uma leitura para desligar ajuda nesse ponto", diz Scheidt.
É em um ambiente criado pelo norte-americano John Grisham que o velejador esquece as regatas quando está na Vila. Seu livro de cabeceira em Atenas tem o título "Nas Arquibancadas".
Apesar da tradição jurídica do autor, a obra descamba para o lado esportivo. O enredo traz a história de um ex-jogador de futebol americano que passa a acompanhar os últimos dias de seu treinador, um doente terminal.
Parece pesado, mas Scheidt não acha. As palavras tornam mais simples a corrida pelo ouro. (GR)


Texto Anterior: Pingue-pongue: "Se querem ganhar dele, rezem", avisa algoz de Sydney-00
Próximo Texto: Poliesportivo - Ciclismo: Mountain bike garante 247º atleta brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.