São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo cai no Sul e deixa Grêmio desgarrar no topo

Derrota com um gol irregular faz equipe do Morumbi sair da zona da Taça Libertadores e ficar 11 pontos atrás do líder

DA REPORTAGEM LOCAL

Em jogo com clima de final, o São Paulo decepcionou seus torcedores. Foi derrotado ontem pelo Grêmio, no estádio Olímpico, e, no início do returno, diminuiu suas chances de conseguir uma reação rumo ao sexto título do Brasileiro.
Logo no início do jogo, um erro do juiz Alício Pena Júnior prejudicou o São Paulo. Marcel fez o cruzamento da direita, e o colombiano Perea, impedido, só escorou com o peito para desviar e fazer 1 a 0, aos 9min.
O resultado permitiu ao Grêmio ampliar sua vantagem na ponta do campeonato. Os gaúchos têm agora 11 pontos de frente para o time do Morumbi -44 a 33. O São Paulo, que perdeu seu lugar no G4, sofreu sua segunda derrota para o Grêmio neste Brasileiro. No confronto válido pelo primeiro turno, o time de Celso Roth bateu os são-paulinos em pleno Morumbi também pelo placar de 1 a 0.
Diferentemente de 2007, a equipe de Muricy Ramalho vem se mostrando alvo fácil quando joga como visitante.
Nos três confrontos recentes fora do Morumbi, o São Paulo caiu diante do Fluminense, empatou com o Figueirense e voltou a perder para o Internacional. O último triunfo fora foi no Barradão, contra o Vitória (3 a 1), no dia 16 de julho.
Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Atlético-PR, no Morumbi, enquanto o Grêmio pega o Flamengo, no Maracanã.
Com a vantagem no placar, o Grêmio passou a jogar do jeito que gosta: recuado e insistindo nos cruzamentos para seus altos homens de frente.
Com dificuldade para atacar, o São Paulo concentrou o jogo no meio-campo, e raras foram as chances para Dagoberto e André Lima na frente.
Ao contrário dos atacantes, os zagueiros são-paulinos tiveram que trabalhar bastante. Só na primeira etapa, o Grêmio fez 23 cruzamentos -a média do time é de 24,8 por jogo.
O jogo ríspido também foi marcante no duelo. Cada equipe teve um jogador expulso. Leo e Dagoberto se estranharam em disputa de bola e receberam o cartão vermelho.
No segundo tempo, Muricy abandonou a cautela e deixou o time mais ofensivo. Apático, André Lima deu lugar para a velocidade de Borges. O articulador Jorge Wagner também saiu para dar lugar a outro atacante, Éder Luís.
A mudança surtiu efeito, e o São Paulo chegou com mais constância à área do Grêmio. Então, foi o momento de o técnico Celso Roth explorar os contra-ataques. Para ter mais posse de bola, ele colocou o ex-são-paulino Souza no meio-campo e sacou Perea.
Foi do Grêmio ainda a grande chance de ampliar. Reinaldo tocou na saída de Rogério e acertou a trave. No rebote, e com o gol vazio, ele chutou fora. O São Paulo também teve chance de empatar, mas a defesa gaúcha soube segurar o 1 a 0.

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Para Muricy, juiz do jogo é um "babaca"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.