São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Copa do Brasil flerta com prejuízo

FUTEBOL FEMININO
Ignorada, maior competição começa hoje sem TV nem premiações

DE SÃO PAULO

O maior campeonato de futebol feminino do Brasil começa hoje. E deve dar mais prejuízo do que lucro aos 32 clubes participantes.
Com representantes de todos os Estados, 16 jogos abrem hoje a quinta Copa do Brasil, competição organizada pela CBF e que dá vaga na Libertadores ao campeão.
E só. Ao time vencedor, nem um centavo em prêmio.
Pelo menos nesta primeira rodada, cujo sistema de disputa é idêntico ao da versão masculina, nenhuma emissora de TV se interessou em transmitir as partidas.
A divulgação também é mínima. Apenas ontem a CBF deu destaque ao campeonato em seu site oficial.
De São Paulo, são três clubes, puxados pelo Santos, maior vencedor com dois títulos -o atual campeão é o Duque de Caxias, do Rio.
O critério para o número de clubes por Estado também é dúbio: ele segue o ranking masculino de federações.
E até mesmo o Santos, que tem a maior visibilidade no futebol feminino no país, vislumbra sair no prejuízo.
A CBF arca com despesas de transporte e hospedagem. "Mas, nos jogos em casa, temos gastos com estádios, taxas de arbitragem, iluminação etc. Nós provavelmente teremos prejuízo para disputar a Copa do Brasil", disse o diretor de futebol feminino do Santos, Murilo Barletta.
Neste ano, os gastos do Santos com a modalidade já chegam a R$ 1,5 milhão. E, até aqui, o clube não conseguiu patrocinadores para o time.
A CBF também parece não dar muita atenção ao torneio. O regulamento e a tabela da Copa do Brasil foram divulgados no dia 27 de julho. O Estatuto do Torcedor prevê que tais documentos devem ser publicados com pelo menos 60 dias de antecedência.
Por causa disso, o Ministério Público de Alagoas chegou a entrar com uma Ação Civil Pública para impedir o início do campeonato. A CBF diz que a competição começará sem impedimento legal.
Nem mesmo o calendário ajuda a estimular a Copa do Brasil. O Paulista, por exemplo, ainda está em andamento. Várias jogadoras que disputarão a Copa do Brasil estão na China com a seleção brasileira universitária.
E outras atletas deverão se ausentar durante parte de outubro, quando a seleção principal disputará o Pan-Americano no México.
A CBF informou que o fato de não premiar o campeão da Copa do Brasil feminina segue o modelo das suas competições masculinas, em que os clubes são apenas bancados com hospedagem e passagens para jogar. (LUCAS REIS)



Texto Anterior: Zaga titular volta a ficar à disposição
Próximo Texto: Paulista-2012 pode ter segunda divisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.