São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai enfrentar Croácia desfalcada

Problema facial tira Marin Cilic, o 22º do mundo, do confronto da Copa Davis

Mesmo com essa baixa, anfitriões contam com dois top 40, enquanto o melhor tenista nacional é Thomaz Bellucci, o 78º do ranking


DA REPORTAGEM LOCAL

A Croácia vai enfrentar o Brasil na Copa Davis desfalcada de seu tenista número 2.
Marin Cilic, 22º do mundo, foi cortado da equipe por causa de um problema facial.
"Os primeiros sintomas apareceram na segunda, quando meu olho começou a lacrimejar", afirmou o tenista de 19 anos. "Na terça, nada mudou, e eu passei a ter problemas para enxergar. Então fui a um especialista, e ele me disse que em caso de esforço intenso eu poderia ter uma paralisação facial", completou Cilic.
O capitão Goran Prpic convocou Lovro Zovko, apenas o 500º do mundo, para substituir Cilic, que deveria jogar simples.
Mesmo com o desfalque, os croatas continuam como favoritos do confronto, que começa amanhã e segue até domingo em Zadar. Os jogos ocorrem em quadra dura coberta, condições que favorecem os anfitriões.
O vencedor do confronto disputa a elite da Copa Davis na próxima temporada.
"Eu acho que muda para eles, mas não para a gente. Eles têm ainda dois bons simplistas, o [Ivo] Karlovic e o [Mario] Ancic", afirmou o capitão do Brasil, Francisco Costa. "Então eles ainda vêm fortes."
Karlovic é o 14º do ranking, e Ancic, o 31º. Os brasileiros que vão disputar as partidas de simples são Thomaz Bellucci, 78º do mundo, e Thiago Alves, 127º.
Além de estarem mais mal posicionados no ranking, os brasileiros são mais inexperientes na competição.
Alves vai fazer sua estréia, enquanto Bellucci conquistou sua primeira vitória na Davis no início do ano, em Sorocaba (SP), quando o confronto com a Colômbia já estava definido.
"É a primeira vez que vou jogar, mas não estou nervoso, estou tranqüilo", afirmou Alves. "Desde a semana passada, eu e o Thomaz já vínhamos treinando coisas específicas para esse confronto, portanto tenho certeza de que na sexta [amanhã] estarei 100% para a estréia."
Apesar das condições adversas, o capitão brasileiro tenta demonstrar otimismo com os treinamentos em Zadar.
"A gente já sabe que os jogadores de simples devem ser o Karlovic e o Ancic, a única dúvida é sobre a entrada do [Roko] Karanusic nas duplas", afirmou Costa, que vai escalar André Sá e Marcelo Melo no jogo de duplas. "Mas a gente veio aqui com objetivos bem específicos, de tirar dos jogadores o melhor deles. Se isso acontecer, teremos boas chances", concluiu.
Os brasileiros treinam em Zadar desde segunda e hoje participarão do sorteio que determina a ordem dos jogos.
"Os treinamentos estão sendo muito bons", afirmou Costa. "Como a gente esperava, a quadra está muito rápida, então tivemos que fazer muitos treinos bem específicos, como devolução de saque, contra-ataques e subidas de rede."


Texto Anterior: Santos: Fabiano Eller quer recuperar condição física
Próximo Texto: Espanha: Nadal diz que físico preocupa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.