São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Atrás do perdão
Depois de perder o mando de dois jogos na Vila Belmiro, Marcelo Teixeira pediu ajuda da Federação Paulista para "limpar a barra" com o presidente do STJD, Luiz Zveiter. O desembargador ainda não perdoou o Santos, que foi um dos primeiros a atender à CBF na estratégia para derrubá-lo do tribunal.

Primeiro da fila
Na ocasião, a CBF pediu ao Santos para enviar um fax nomeando seus dois auditores prediletos, em substituição a Zveiter. O documento foi entregue aos demais clubes como modelo do que deveria ser feito.

Clube dos 6
É dado como certo entre os cartolas que o Santos enfim será alçado ao grupo dos que mais ganham dinheiro da TV. Assim como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco e Flamengo, ganharia algo em torno de R$ 21 milhões no Brasileiro-05.

Malas prontas
"Para mim, está tudo fechado. Estou acertando minha agenda para contratar os jogadores que prometemos." A frase foi dita pelo iraniano Kia Joorabchian e refere-se à parceria entre Corinthians e MSI.

Preto no branco
Em reunião nesta semana com colegas de outros clubes, diretores corintianos também disseram que tudo está certo. As assinaturas finais devem ser colhidas a partir desta semana.

Cardápio indigesto
Um grupo de cardeais do Flamengo, entre os quais dois ex-presidentes, se reuniu no fim de semana na casa do conselheiro Carlos Peixoto, em Petrópolis. Além de homenagear Patrícia Amorim, eleita vereadora, eles discutiram o futuro político do clube. Apesar da vitória sobre o Criciúma, a avaliação geral é que candidatíssimo à Série B.

Sem segunda chance
No encontro, Peixoto, que é um dos melhores amigos de Ricardo Teixeira (CBF), disse que, se o time cair em campo, não existe a menor chance de ser içado à elite via virada de mesa, como começam a pregar reservadamente alguns rubro-negros.

De volta
Três dias depois de sofrer uma angioplastia, Teixeira viajou a Zurique, para reunião na Fifa.

Em campanha
Maior emergente do futebol brasileiro, o Atlético-PR trabalha nos bastidores para ganhar uma vice-presidência no Clube dos 13. Mario Celso Petraglia pediu a bênção de Fábio Koff em almoço em Porto Alegre. Recebeu sinal verde para articular.

Substituição à vista
Petraglia cobiça o posto de Bebeto de Freitas (Botafogo). A avaliação é que dificilmente poderá ganhar a vaga de Mustafá Contursi (Palmeiras), Fernando Carvalho (Inter) ou Eurico Miranda (Vasco), seu desafeto.

A vez do emergente
Já Koff, que deve ser aclamado para mais três anos à frente do C13, vê com bons olhos a ascensão do Atlético-PR. Afirma que está na hora de um não-fundador da entidade ter mais poder.

Metralhadora giratória
Famoso por sua aversão aos jornalistas, Emerson Leão não poupou nem o repórter da revista oficial do São Paulo. Questionado sobre como foi ir para a Copa-86 como terceiro goleiro, respondeu: "Fui como goleiro, não como terceiro".

Espelho em campo
Pode ser apenas coincidência. Mas três das equipes grandes que passaram o torneio inteiro ameaçadas pelo fantasma da Série B tomaram empréstimos milionários da CBF. Grêmio, Flamengo e Atlético-MG estão entre os que devem à entidade.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Alexandre Kalil, recém-reeleito presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-MG, após a goleada de 5 a 0 para o São Paulo:
- No meu tempo, tinha meu estilo e coloquei o Atlético-MG em todos os mata-matas. Agora, não tenho nada a ver com isso. Com a palavra, o vice de futebol Sérgio Coelho.

CONTRA-ATAQUE

No grito

A história é narrada no livro "Medicina Futebol Clube", do ex-médico do Corinthians Joaquim Grava. Na véspera da segunda final do Brasileiro-99, contra o Atlético-MG, Rincón convoca uma reunião só entre os jogadores em seu quarto.
O colombiano estava irritado com uma declaração de Marcelinho, que dissera que o ataque estava tendo que jogar dobrado porque o meio e a defesa não estavam dando conta do recado.
O colombiano foi em direção a Marcelinho, que disse que a história fora distorcida pelos jornalistas. Mas que concordava.
- Sabe o que vai acontecer no jogo? A defesa vai falhar, e o meio não vai correr. Só você vai correr. Porque, se não, vai apanhar na frente de todo mundo.
Marcelinho foi destaque em campo. E o Corinthians venceu os mineiros por 2 a 0.


Próximo Texto: Brasileiro ganha emoção, mas perde 1 milhão de fãs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.