São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duelo pelo campeonato consagra a persistência

Button e Barrichello somam 66 anos e participações em 456 GPs na categoria

Brasileiro tenta se tornar o piloto que mais corridas disputou até conquistar o título, superando marca de 180 GPs de Mansell, em 92


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos quatro anos, Interlagos consagrou "garotos" que superaram na decisão outros "garotos" -a exceção foi Michael Schumacher e o seu vice-campeonato, em 2006.
Mas hoje, quando mais uma vez o autódromo paulistano pode decidir o título da F-1, os principais duelistas pela taça têm um perfil bem diferente.
Seja pela idade, seja pela experiência na categoria, o inglês Jenson Button, 29, e o brasileiro Rubens Barrichello, 37, podem consagrar a persistência na temporada 2009.
Nas cinco "decisões" de Interlagos, nenhuma teve como principal protagonista uma dupla com tantos anos de vida e tantas corridas disputadas.
Barrichello e Button somam 66 anos e participações em 456 GPs (cada um não conseguiu largar duas vezes). Números que ficam bem acima dos registrados pelos últimos duelistas.
Em 2005, por exemplo, a idade somada de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na época era de 50 anos. No ano passado, Felipe Massa e Lewis Hamilton acumulavam, nos bolsos de seus macacões, 139 corridas.
A persistência dos companheiros de Brawn pode valer um recorde para Barrichello e um "vice-recorde" para Button.
Se o brasileiro descontar a diferença de 14 pontos para o inglês, será, obviamente por ostentar a marca de mais corridas na história da categoria, o piloto que mais GPs disputou até conquistar o primeiro título.
Button não ficará longe. Até hoje, entre todos os campeões mundiais, o único que alcançou a primeira taça com mais corridas disputadas do que ele é o seu compatriota Nigel Mansell, campeão em 1992, quando já tinha participado de 180 GPs.
"É a primeira vez que estou envolvido na disputa pelo título, e isso talvez também valha para Rubens. Então é uma situação diferente, nova, mas excitante", disse o inglês, que, depois de uma primeira metade de campeonato arrasadora, não vence há oito corridas.
O currículo de vitórias dos principais duelistas pelo título de 2009 é outra prova da persistência da dupla. E mostra que eles nunca foram superdotados como os últimos campeões -Alonso (em 2005 e 2006), Raikkonen (em 2007) e Hamilton (em 2008).
Mesmo depois de tantas corridas, Barrichello e Button somam 18 vitórias em suas carreiras. Com cerca de um terço de participações, na época, em relação à dupla da Brawn, Massa e Hamilton já acumulavam 19 bandeiradas em primeiro lugar na disputa pelo título em Interlagos, no ano passado.
Para o brasileiro, porém, o que importa é o presente.
"Eu não vivo no passado. Eu não ligo para os resultados do passado. Eu me importo sobre o que eu posso mudar", afirmou Barrichello, que está na F-1 desde 1993, enquanto Button participou de sua primeira corrida na categoria em 2000.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Zebra, Vettel deixa a barba crescer para tentar coroar sua precocidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.