São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vítima da altitude, Brasil desce abaixo do nível do mar

Localização do gramado deve ser trunfo para a seleção de Dunga, que culpou os 2.600 m de Bogotá por má atuação

Peru usa time de "europeus" para enfrentar brasileiros enquanto treina jogadores a 3.300 m de altura para pegar o Equador na quarta

DO ENVIADO A LIMA
DO ENVIADO A TERESÓPOLIS

Para quem colocou a culpa na altitude de Bogotá pelo péssimo desempenho na estréia das eliminatórias, o estádio Monumental, palco do jogo de hoje contra o Peru, é um bálsamo.
Para a alegria de Dunga e companhia, o estádio está até abaixo do nível do mar, já que seu gramado foi feito 18 metros abaixo do nível do terreno da arena na litorânea Lima.
"Contra a Colômbia [empate em 0 a 0], foram ditas muitas coisas por causa da altitude. Isto foi comprovado contra o Equador [goleada por 5 a 0]. Podemos mostrar isso mais uma vez contra o Peru, quando não enfrentaremos este problema [os 2.600 m da capital colombiana]", disse o meia Kaká, durante os treinos no Rio.
Outras das desculpas do time nacional pela pífia apresentação em Bogotá também não poderão ser repetidas hoje.
Na Colômbia, um verdadeiro dilúvio alagou o gramado do estádio El Campin. Em Lima, chuva é quase um milagre. Como em quase todo o ano, é zero a chance de chover hoje.
A CBF também antecipou a viagem a partir do Rio para o meio da tarde de sexta-feira. Isso fez com que o time chegasse à capital peruana no início da noite. Contra a Colômbia, o time desembarcou no aeroporto local já na madrugada, fator apontado como chave por Dunga para a pobre performance do elenco. Ele ainda chiou com a imigração colombiana.
Mas o treinador, como de costume, valoriza o rival, apesar de o Peru ter arrancado muito mal nas eliminatórias -soma apenas um ponto depois de duas rodadas.
"Eles têm a bola aérea muito forte e um futebol competitivo", afirmou o treinador, sobre o rival, que criou fórmula inusitada para os dois jogos das eliminatórias de novembro.
O técnico José del Solar convocou 26 atletas para os compromissos contra o Brasil e o Equador. O grupo principal, com muitos jogadores que atuam na Europa, é o que estará em campo hoje.
Outro, basicamente com atletas acostumados a jogar em grandes altitudes, prepara-se em Cuzco (3.300 m de altura) para pegar o Equador, em Quito (2.800 m), na quarta.
"Esperamos que os brasileiros não estejam inspirados. Apesar de que, com 70% de sua capacidade, eles podem vencer qualquer um", comentou o técnico, que não anunciou oficialmente a escalação do time.
Não faltará segurança para o Brasil jogar em Lima. Segundo autoridades peruanas, um esquema com 11 mil homens garantirá a tranqüilidade no jogo. Serão vários cordões de segurança, e quem for ao estádio terá uma longa caminhada pela frente até os portões.0 (PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)

NA TV - Peru x Brasil Globo, ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, às 19h10


Texto Anterior: Paraguai: Time assume vice-liderança com goleada
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.