São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VASCO 3 X 1 SÃO CAETANO

Vasco!(campeão do ano passado)

DA REPORTAGEM LOCAL

Dezenove dias depois do jogo de São Januário, interrompido pela queda de parte do alambrado, o Vasco bateu o São Caetano, agora no Maracanã, e conquistou a Copa João Havelange, considerada o Brasileiro do ano passado.
Com a vitória por 3 a 1, a torcida vascaína saiu do estádio aos gritos de ""tetracampeão", já que o Vasco também vencera os Brasileiros de 1974, 89 e 97, igualando a marca de Flamengo e Palmeiras.
O atacante Romário, que havia abandonado o jogo anterior, contundido, ontem não só pôde jogar, como acabou saindo de campo como herói.
Romário, que ganhou pela primeira vez um Campeonato Brasileiro, deu o passe para Juninho Pernambucano marcar o primeiro gol, aos 29min do primeiro tempo, além de anotar o terceiro, aos 7min da fase final.
Os outros dois gols foram marcados na primeira etapa -Adãozinho empatou para o São Caetano, aos 36min, mas, três minutos depois, Jorginho Paulista pôs o Vasco de novo em vantagem.
A partida no Rio marcou o final do Brasileiro mais inchado da história. Organizado pelo Clube dos 13, depois que uma polêmica jurídica com o Gama tirou a CBF da jogada, ele teve 116 participantes.
Na decisão de ontem, além da conquista em campo, a equipe de Eurico Miranda surpreendeu ao entrar no gramado com o logotipo do SBT no uniforme.
Ostentado tanto na parte da frente como na de trás da camisa dos jogadores do Vasco, o logo foi uma forma de Eurico, presidente eleito do clube carioca, demonstrar sua ira contra a Rede Globo.
Desde a partida de São Januário, interrompida após 210 pessoas terem se ferido, o dirigente tem criticado a emissora.
Em depoimento à CPI da CBF/ Nike na Câmara, Eurico, que também é deputado federal pelo PPB-RJ, acusou a Globo pela interrupção da final. Segundo ele, os comentaristas da emissora começaram a discursar contra a continuação do jogo porque ela iria atrapalhar a programação da TV. A Globo negou com veemência.
Além do logo do SBT -uma homenagem à concorrente da Globo, segundo a direção do Vasco-, a torcida do clube carioca cantou músicas no estádio contra a emissora de Roberto Marinho.
Do lado do São Caetano, apesar da derrota, houve festa na avenida Goiás, uma das principais da cidade. O vice-campeonato acabou sendo comemorado como um título, já que o time saiu do Módulo Amarelo (segunda divisão).
A equipe, que reclamou da não-marcação de um pênalti aos 9min da fase inicial -o jogo estava 0 a 0 quando o vascaíno Odvan derrubou Wágner-, agora irá disputar a Taça Libertadores, principal competição sul-americana.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Vasco joga com a cabeça e bate fadiga do São Caetano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.