São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDA SANTOS

Os confrontos


Rio e Osasco cumprem tabela nas quartas da Superliga feminina, mas nos outros dois jogos sobrará emoção


A SUPERLIGA feminina está esquentando. No sábado, já começa a disputa por quatro vagas na semifinal. Dos 4 jogos, 2 são para cumprir tabela: o Rio, time com a melhor campanha, encara o Araçatuba, o oitavo colocado. O vice-líder Osasco pega o Brasília, o sétimo. Não há mistério: dará Rio e Osasco.
Emoção mesmo vai sobrar na série de cinco partidas dos outros dois confrontos: Minas x Pinheiros e São Caetano x Macaé. Não é fácil apontar favorito. Só para ter idéia, nos jogos da fase de classificação cada time tem uma vitória e uma derrota diante do rival das quartas-de-final.
Minas e São Caetano, que acabaram respectivamente em terceiro e quarto lugares na fase de classificação e tinham o direito de escolher o mando de campo, não arriscaram. Preferiram jogar a primeira partida em casa. A torcida e uma vitória na estréia são vantagens importantes em confrontos tão equilibrados.
O Minas teve início irregular no torneio. O time do técnico Cebola evoluiu no returno: em sete jogos, perdeu três e ganhou do favorito Osasco. Detalhe: uma das derrotas foi para o Pinheiros, o próximo rival.
O time mineiro tem algumas das mais talentosas jogadoras da nova geração. Um dos destaques é Ana Tieme, 19 anos, 1,86 m e a segunda melhor levantadora do torneio, segundo estatísticas das partidas. A equipe tem um ataque poderoso com Joycinha, 22 anos e 1,90 m, e Fernanda Garay, 21 e 1,82 m.
O Pinheiros também precisa tomar cuidado com o saque do time mineiro, o terceiro melhor da Superliga. Outra dificuldade será jogar em Belo Horizonte: a torcida é fanática, lota o ginásio e pressiona o rival.
O Pinheiros ganhou reforço no returno: a volta do técnico Cláudio Pinheiro, que estava na Espanha dirigindo o Tenerife. O time lidera as estatísticas no bloqueio. O destaque no quesito é a central Lígia, muralha no meio da rede com 1,90 m.
Pela vantagem de fazer 3 dos 5 jogos em casa, pela campanha na fase de classificação, o Minas é o favorito, mas terá que mostrar paciência: o Pinheiros, por tradição, sempre apresentou muito volume de jogo.
Já o São Caetano sofreu nas últimas rodadas com as contusões de quatro titulares: Cecília, Dayse, Karin e Paula. Para os próximos jogos, o técnico Antônio Rizola diz que terá o time completo. Quem tem jogado bem é Natasha, 1,89 m, 21 anos e dona do melhor bloqueio do torneio.
O desafio do São Caetano será parar a central americana Danielle Scott, 1,90 m. Aos 34 anos, ela é a melhor atacante e a maior pontuadora do torneio, com média de 15 pontos por jogo. Quando vai para o fundo da quadra, não é nem substituída pela líbero. Fica para atacar atrás da linha dos três metros.
O Macaé também tem boa levantadora, Carol, reserva de Fofão na seleção. Com time mais experiente e pelo investimento que fez, o Macaé é favorito, mas é bom lembrar que o São Caetano adora fazer surpresas.

EUROPEU
O Tenerife, do técnico Rafael Prado, eliminou o Pesaro, de José Roberto Guimarães, na Liga dos Campeões. O Tenerife, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1 na Espanha, ganhou o segundo, por 3 a 0 na Itália. O destaque foi a turca Neslihan Demir, com 18 pontos. No Pesaro, Sheila fez 12, e Mari, 8.

OS JOGOS
Nas quartas-de-final, o espanhol Tenerife pega o francês Cannes, da levantadora Marcelle. O Jesi, de Jaqueline, também avançou e faz duelo de italianos com o Bergamo. Os jogos de ida serão no dia 27.

DUELO BRASILEIRO
O Cuneo, de Giba, venceu por 3 sets a 1 o Treviso, de Gustavo, no jogo de ida das oitavas da Liga dos Campeões da Europa. O jogo de volta será amanhã, em Treviso.

cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Infiltrado: Treinador brasileiro ajuda adversário a reaver status
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.