UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Clube pega o América de Cali pela Libertadores dependente de Ricardo Oliveira, autor de 50% dos gols da equipe

Santos tenta vaga com um só goleador

DA REPORTAGEM LOCAL
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Dependente do atacante Ricardo Oliveira, o Santos tenta se classificar hoje, com duas rodadas de antecedência, para as oitavas-de-final da Taça Libertadores. A vaga estará assegurada com uma vitória sobre o América de Cali, às 21h40, na Vila Belmiro.
Os atacantes do líder do Grupo 3, com sete pontos, têm tido performance bem diferente da que levou a equipe à conquista do último Campeonato Brasileiro.
No Nacional-2002, o time de Emerson Leão dependia menos de um só atacante do que agora.
Alberto, que já deixou o clube da Vila Belmiro, foi o artilheiro santista no Brasileiro sendo responsável por 20% dos gols da equipe. Ele marcou 12 dos 59.
Em 2003, Ricardo Oliveira, que ainda disputa seus direitos federativos na Justiça com a Lusa, tem um peso muito maior no ataque santista. Ele é responsável por 50% dos gols feitos pelo Santos até agora -fez dez dos 20.
A ascensão do ex-jogador da Lusa veio acompanhada do declínio de Robinho, Diego e Elano, badalados no último Nacional.
Robinho, sensação na decisão do título contra o Corinthians, vive o período mais crítico entre os três. Ele ainda não marcou nenhum gol neste ano.
Nem na atuação que mereceu aplausos da torcida do América, em Cali, Robinho desencantou. O atacante deslumbrou os colombianos com suas jogadas de efeito, ajudou o Santos a ganhar por 5 a 1, mas não conseguiu marcar.
No ano passado, na campanha vitoriosa no Brasileiro, ele balançou a rede dez vezes.
Os gols também se tornaram mais raros para Diego e Elano. Depois de marcar dez vezes no Nacional, Diego só conseguiu fazer dois neste ano. Elano, que havia feito nove na conquista do título, fez três nesta temporada.
Além de ser mais uma oportunidade para Robinho, Diego e Elano tentarem recuperar o brilho de 2002, a partida de hoje servirá para o Santos tentar evitar entrar em decadência.
Apesar da liderança no torneio internacional, os santistas foram eliminados na primeira fase do Paulista e decepcionaram no último jogo, o empate sem gols com o El Nacional, em Quito.
Hoje, o time estará completo. O zagueiro André Luís, único desfalque da equipe contra o El Nacional, recuperou-se da contusão muscular na coxa esquerda e será escalado por Leão. Outro que retorna é o lateral-direito Michel, que foi substituído por Reginaldo Araújo no último jogo.


NA TV - Globo, ao vivo (só para SP), às 21h40


Texto Anterior: Palmeiras passa Fla em ranking
Próximo Texto: "Desafetos" são confirmados no time por Leão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.