São Paulo, segunda-feira, 19 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos poupa, vira e volta à liderança

Mesmo com time misto, comandados de Luxemburgo dominam jogo em Itu e guardam fôlego para a Libertadores

Ituano 1
Santos 2

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando eles entraram em campo, somente aos 20 min do segundo tempo, o Santos já era líder novamente do Paulista com 35 pontos -um a mais que o adversário São Paulo.
Os meias Zé Roberto e Cléber Santana, dois dos principais jogadores do time de Vanderlei Luxemburgo, assistiram a boa parte da vitória de ontem sobre o Ituano, por 2 a 1, em Itu, do banco de reservas.
Da equipe considerada "A", entraram Fábio Costa, Adaílton, Maldonado e Rodrigo Souto. Kléber, Denis, Antônio Carlos e Rodrigo Tiuí foram poupados para a partida da próxima quinta, quando o Santos encara o Gimnasia y Esgrima, na Argentina, pela Libertadores.
A mudança da equipe permitiu até a volta do lateral-direito Pedro. O ala, que havia ficado na geladeira por dizer que tinha propostas de outros clubes e por isso não renovaria seu contrato, ocupou a vaga de Denis.
De quebra, além da retomada da ponta na tabela, o Santos ainda manteve uma escrita: a equipe não perde para o Ituano desde 1991, quando foi derrotada por 2 a 0, no Novelli Júnior.
O Ituano, que só perdeu para o São Paulo entre os grandes do futebol paulista, bem que tentou assustar seus visitantes.
Logo aos 16min, aproveitando uma falha de Pedro, Márcio Goiano abriu o placar. O jogador avançou pela esquerda e, sem ângulo, chutou forte para marcar 1 a 0 para o time de Itu.
Preocupado em não deixar brechas para os donos da casa, Luxemburgo optou por abrir mão do 3-5-2 ainda no primeiro tempo e sacou o zagueiro Leonardo para a entrada de Marcos Aurélio.
"Isso [mudar no primeiro tempo] é costumeiro. Eu não podia ficar com três zagueiros para marcar o Sorato", explicou o treinador santista.
A mudança resultou em um ataque mais veloz.
Prova disso foi que, aos 40 min, a equipe litorânea empatou com Carlinhos. Após passe de Tabata, o lateral esquerdo encheu o pé para igualar.
Na segunda etapa, os santistas não levavam perigo à meta de Márcio. Mas Marcos Aurélio resolveu desequilibrar.
Com 16 min, o atacante contou com a sorte -a bola desviou num zagueiro- e acertou um chute de longe, no ângulo de direito de Márcio.
A partir de então, Luxemburgo pôde poupar outros de seus titulares, trocando os volantes Maldonado e Rodrigo Souto pelos meias Zé Roberto e Cléber Santana.
E, mesmo ficando menos preocupados com a marcação, visto que os jogadores do Ituano caminhavam em campo, os santistas seguiram atacando. Com a vitória, mantiveram a invencibilidade fora de casa -são seis vitórias e apenas um empate longe da Vila Belmiro.
"Nós tínhamos essa vitória na cabeça. Começamos perdendo mas buscamos o resultado. Isso nos dá sossego para trabalhar com o foco na Libertadores", ponderou Marcos Aurélio, autor do gol da vitória.
Agora, os santistas só voltam a campo pelo Paulista no próximo domingo, quando encaram o Rio Claro, na Vila Belmiro.
Suspensos, Rodrigo Souto e Jonas são os desfalques da equipe para a partida, mas voltam contra o Corinthians, no dia 28, também na Vila.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Não tem pequeno contra grande
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.