São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians usa base rebaixada

Contra Fortaleza, pela Copa do Brasil, time titular terá seis atletas que caíram para Série B em 2007

Após ter pregado fim do "chinelinho", técnico Mano Menezes, que terá quatro desfalques hoje, diz que postura do elenco mudou


EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians estreou na temporada 2008 disposto a apagar o ano de 2007, o da queda para a segunda divisão. Em seu primeiro confronto, diante do Guarani, apenas três atletas que estiveram no elenco do ano passado figuravam entre os titulares de Mano Menezes. Mas, 15 jogos depois, o grupo dos rebaixados tem se mostrado quase tão presente nas escalações quanto os reforços contratados para a temporada.
Hoje, diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil (torneio mais importante para o time a ser encerrado no primeiro semestre), o Corinthians terá entre os titulares, se for repetida a escalação do coletivo, seis atletas que caíram para a Série B. Na busca pela vaga na Libertadores, o goleiro Felipe, o lateral improvisado Carlos Alberto, os zagueiros Fábio Ferreira e Carlão (outro improvisado), além dos atacantes Lulinha e Dentinho, devem estar em campo, às 21h45, no Castelão.
Ainda nesta segunda fase, se o Corinthians ganhar do rival por ao menos dois gols de diferença, passará direto à próxima etapa, sem a necessidade do jogo de volta. Foi assim na estréia, na goleada por 6 a 0 sobre o desconhecido Barras-PI, quando também atuou com seis remanescentes de 2007.
Aliás, das 15 partidas que fez, em 8 delas Mano iniciou ao menos com cinco atletas da equipe que desabou no ano passado. O principal motivo para o Corinthians ter hoje mais jogadores do time rebaixado do que os reforços é o fato de ter perdido alguns titulares suspensos e contundidos. O zagueiro Chicão e o meia Héverton, expulsos na última rodada do Brasileiro-2007, não podem atuar.
O volante Bóvio e o meia Diogo Rincón estão fora por conta de lesões. Com exceção de Héverton, os outros três chegaram ao clube neste ano. "Perder jogadores é ruim sempre, mas é uma realidade pela qual todos vão passar", declarou Mano. "Mas estou satisfeito com a resposta dos que estão entrando."
O retrospecto, de fato, é positivo. Até agora, sua equipe, que está na zona de classificação às semifinais do Paulista, só perdeu duas vezes - para o São Caetano, quando usou três remanescentes de 2007, e para o Palmeiras, quando usou cinco.
De acordo com o treinador corintiano, houve uma mudança de postura. Em uma de suas preleções, Mano avisou ao time que não admitiria "chinelinhos" no elenco. Ontem, ele criticou o gramado do Castelão, prejudicado pelas chuvas dos últimos dias na capital cearense. "Se não der para jogar no chão, vamos jogar no alto."

Com LUÍS CARLOS DE FREITAS, colaboração para a Agência Folha, em Fortaleza


NA TV - Fortaleza x Corinthians
Globo (só para SP) e Band, ao vivo, às 21h45



Texto Anterior: Tostão: Muitos gols e muito chororô
Próximo Texto: Rodada: Por TV, Juventus recebe o Náutico em Santa Bárbara D'Oeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.