São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira vira palco de disputa pelo Mundial-2014

Estados lutam por espaço em fórum internacional de futebol a fim de divulgar projetos para abrigar partidas da Copa no Brasil

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A luta para receber jogos da Copa do Mundo de 2014 alimentou a Soccerex, feira e fórum internacional do futebol que acabou ontem em Brasília.
Cinco Estados estiveram representados com estandes na feira, que teve número relativamente limitado de 20 expositores. Rio e São Paulo, favoritas a receber a final e a abertura, respectivamente, tinham estandes maiores e em área mais central.
Pernambuco e Rio Grande do Norte foram vizinhos, enquanto o Pará tinha estande de bom porte em outra ala da feira. Os organizadores da Soccerex fizeram convites aos governos estaduais e municipais que lutam para receber jogos da Copa-14.
As vagas foram rapidamente preenchidas, e houve lista de espera. Goiás, que estava garantido na feira para divulgar Goiânia, perdeu espaço, por exemplo, por não cumprir as recomendações da inglesa Soccerex. ""Eles estavam [Goiás] na reserva. Basicamente, não pagaram", falou David Wright, diretor de marketing do evento.
""Estávamos numa lista de espera. Havia data certa para o pagamento do estande. Quando soubemos que apareceu a vaga, efetuamos o pagamento e estamos aqui. É concorrência sadia. São 17 cidades para 12 vagas", disse Felipe Dutra, que cuidava do estande de Natal.
Já Marcos Sacchi, responsável pelo estande de Belém, festejava a ausência de Manaus. ""Temos que mostrar nossos pontos fortes, assim como o governo do Amazonas está tentando mostrar os seus. Claro que há disputa entre Belém e Manaus. Eu mesmo tratei da presença do Pará nesta feira. Espero que haja repercussão."
O estande básico na Soccerex, segundo a Folha apurou, custou cerca de R$ 8.000.
O fato de a Fifa ter postergado o anúncio das cidades-sedes da Copa de 2014 acirrou ainda mais a disputa por estandes.
""Se o anúncio fosse feito nesta sexta, esta feira não ajudaria. Como foi adiado [para o final de maio], temos mais tempo para divulgarmos nosso projeto", disse Dutra, que exibia os planos para o estádio de Natal. ""Se não formos sede, o estádio pode sair, mas talvez sem todas as recomendações da Fifa."
Só dois clubes montaram estandes na Soccerex, o Inter e o Coritiba. Ambos festejam o seu centenário em 2008.


Texto Anterior: Tabu: Vitória mantém escrita de 27 anos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.