São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1

McLaren copia Brawn e fica mais rápida no fim dos testes

DA REPORTAGEM LOCAL

No penúltimo dia de testes antes do GP da Austrália, abertura da F-1, a McLaren pode ter encontrado a solução para seus problemas.
Fiasco em toda a pré-temporada, a equipe inglesa estreou ontem, em Jerez de la Frontera, um difusor inspirado no carro da Brawn, sensação das últimas semanas.
Coincidência ou não, Heikki Kovalainen, responsável pelos trabalhos, cravou a terceira melhor volta da semana no circuito, a 0s358 da marca obtida na terça por Jenson Button, da Brawn.
Além da McLaren, apenas a Williams continuou testando na Espanha. Hoje será o último dia de testes. No fim de semana, as equipes já devem começar a montagem de equipamentos em Melbourne para a corrida do dia 29.
Nas últimas semanas, o mau desempenho da McLaren evidenciou as dificuldades do time com as novas regras aerodinâmicas da F-1.
Desequilibrado e instável na parte traseira, o MP4-24, por exemplo, deixou Lewis Hamilton em penúltimo e último na segunda e na terça.
A solução foi observar a Brawn e tentar copiar seu polêmico difusor, espécie de saia sob o aerofólio que tem por objetivo direcionar o ar na traseira do carro e aumentar a pressão aerodinâmica, "prendendo-o" ao asfalto.
Equipes rivais já teriam protestado à FIA contra o difusor da Brawn, acreditando que a peça infringe o regulamento. Enquanto a entidade máxima do automobilismo não se decide, porém, a McLaren copiou. E, em se tratando de F-1, não deve ser a única a seguir o caminho.


Texto Anterior: Atletismo: Bolt disputará prova de rua na Inglaterra
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.