São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldinho brilha, e Barcelona bate Milan

DA REPORTAGEM LOCAL

O duelo era entre a juventude do Barcelona e a experiência do Milan. Mas foi o talento de Ronaldinho que decidiu a primeira partida da semifinal da Copa dos Campeões, ontem, em Milão.
Os catalães venceram por 1 a 0: gol do atacante francês Giuly, após luminoso lançamento do meia-atacante brasileiro aos 12min do segundo tempo. Ele ganhou disputa com o volante Gattuso e fez uma assistência perfeita, de longe, com a perna direita.
Com média de idade de 30,8 anos, o Milan caiu de produção no segundo tempo e permitiu o domínio do Barcelona (elenco com idade média de 25,5 anos).
Os time espanhol teve boas chances para ampliar o placar. Na melhor delas, em rápido contra-ataque, Ronaldinho fez outra jogada individual e acertou a trave.
Frank Rijkaard, técnico do Barcelona, evitou falar apenas do astro brasileiro. "Todo o time jogou bem, criando várias ocasiões de gols e sem dar espaços ao Milan", comemorou o holandês.
A derrota silenciou o estádio San Siro, que viveu um clima de decisão como há tempos não ocorria. O público foi de 76.858 pagantes - apenas 3.000 torcedores eram do Barcelona. A renda total foi de 3,26 milhões (cerca de R$ 8,5 milhões), a quarta maior da história do futebol italiano.
A grandeza do confronto resultou também no credenciamento de 821 profissionais de imprensa, que acompanharam o jogo e a atuação de oito brasileiros. Além de Ronaldinho, o Barcelona teve Edmílson -Belletti e Thiago Motta entraram. Pelo Milan, Dida, Serginho e Kaká saíram jogando, e Cafu substituiu Stam.
A vantagem que o Barcelona ostenta para a partida de volta, na próxima quarta, em casa, é significativa. Basta um empate para avançar à final. Se perder por 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.
O time italiano só prossegue no campeonato se vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por um gol a mais só é suficiente em placar igual ao superior a 2 a 1.
Virar uma semifinal após perder o primeiro duelo em casa é algo que não ocorre há dez anos, quando o Ajax, da Holanda, foi derrotado no primeiro jogo pelo Panathinaikos, da Grécia, por 1 a 0. Na volta, ganhou de 3 a 0.
O outro confronto pelas semifinais da Copa dos Campeões será hoje, em Londres, entre Arsenal e Villarreal. O time da casa, do volante Gilberto Silva, não sofre gols na competição há oito jogos. O Villarreal tem como estrela o argentino Riquelme, da seleção.


NA TV - Arsenal x Villarreal, ESPN e Band, às 15h45


Texto Anterior: Equipes concentram gols em poucos
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Resultado da eleição agrada a são-paulinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.