São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisivo, clássico vira questão de honra

São Paulo joga para afrontar FPF, e Corinthians, por conquista após queda

Corintianos podem chegar a seu 21º jogo sem perder no Paulista, bater marca de adversário de 2005 e ainda levar a Taça dos Invictos

PAULO GALDIERI
TONI ASSIS

DA REPORTAGEM LOCAL

Um clássico normalmente já carrega consigo o peso de ser a disputa entre dois históricos rivais. Numa fase decisiva de um campeonato, ganha um componente extra de interesse.
Mas um encontro entre arqui-inimigos com tudo isso e em que ainda há em jogo a honra dos dois recebe um grau de importância e rivalidade que ultrapassa os limites tradicionais de um duelo como este.
Pois esse é o valor do São Paulo x Corinthians de hoje, às 16h, no Morumbi. A vaga na final do Paulista representa muito para ambas as equipes.
Por motivos e caminhos diferentes, os times colocam na conquista do Estadual um peso maior do que simplesmente erguer mais uma vez um troféu.
Para o São Paulo, vencer vale não só para manter as chances de celebrar seu primeiro Estadual em quatro temporadas, mas como a melhor afronta possível a seu maior desafeto atual, Marco Polo Del Nero.
A estratégia expressa um pensamento que tomou conta da cúpula são-paulina.
Juvenal Juvêncio e sua diretoria, rompidos com o presidente da federação desde o episódio Madonna, na rodada final do Brasileiro de 2008, passaram a acreditar que a melhor forma de afrontar o inimigo é vencer a disputa organizada pela FPF, em vez de ignorá-la.
Depois de desdenhar a disputa local com o discurso de priorizar a Libertadores, nesta última semana o clube deu provas de que isso se inverteu, ao menos temporariamente. Escalou reservas contra o Independiente (COL), para poupar seus principais atletas para hoje.
Para o Corinthians, erguer a taça que não leva para o Parque São Jorge desde 2003 também é uma forma de "limpar" seu nome depois de seu retorno à elite do futebol antes de alcançar objetivos maiores, como uma vaga na Libertadores-2010 -ano de seu centenário.
Os corintianos encaram o Paulista como forma de quebrar a seca de títulos de elite, que já entra na quarta temporada. Além disso, obter um lugar na decisão passando pelo rival tem um sabor especial por deixar para trás o atual tricampeão brasileiro e por todas as rusgas entre as diretorias desde o encontro na primeira fase.
Se conseguir isso, o Corinthians rouba do São Paulo a Taça dos Invictos. Com um empate ou vitória hoje, chega a 21 jogos invicto e bate a marca de invencibilidade do rival, de 2005.


NA TV - São Paulo x Corinthians
Globo (para SP), Band (para SP) e Sportv, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Duelo põe à prova "craques da Série B"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.