São Paulo, Segunda-feira, 19 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI
Com a média de idade mais alta do torneio, Uniban bate Rexona por 3 a 1 em Curitiba e alcança o primeiro título
"Velhinhas" conquistam a Superliga

da Reportagem Local

A Uniban conquistou ontem seu primeiro titulo na Superliga feminina de vôlei. Derrotou o Rexona por 3 sets a 1 (11/ 25, 25/22, 25/23 e 25/23), em uma hora e 26 minutos, em Curitiba (PR).
Com o elenco de maior média de idade do torneio (27,6 anos), o time paulista conseguiu a façanha de fechar em 3 a 0 a série contra o então campeão nacional. Duas das vitórias ocorreram nos domínios do Rexona. Disputando sua segunda Superliga, jamais o Rexona havia perdido uma partida em casa.
É o primeiro título de relevância para Uniban. Antes, fora vice na Superliga 96/97 -sua temporada de estréia- e terceira colocada no último Campeonato Paulista.
De seu time titular, duas têm mais de 30 anos: a meio-de-rede Ida, 34, e a ucraniana Tetyana Ivanyuskia, a Taty, 33. A mais jovem é a meio-de-rede Janina, 27.
No Rexona, a média de idade é de 24 anos. Érika, integrante da seleção quarta colocada no Mundial do Japão, tem 18 anos. Quando formou o time, em 98, o técnico Bernardinho recrutou algumas das melhores juvenis do país -caso de Érika e Raquel, 19,- o que provocou queixas dos rivais, pelo fato de ele também dirigir a seleção.
""Falaram que o campeão sairia da outra chave. Nossa vitória serviu para mostrar que não existe resultado conquistado antes de o jogo começar", comentou William Carvalho, técnico da Uniban.
Essa referência foi feita aos confrontos das semifinais quando jogaram Leites Nestlé, três vezes campeão do torneio, contra Rexona e Uniban contra UnG.
""O segredo foi a nossa determinação. Sabíamos o tempo todo que poderíamos ganhar", comentou a meio-de-rede Ida, que agora soma cinco títulos nacionais -antes vencera com Sadia e Paulistano.
A Uniban encerra a temporada com 24 vitórias e 5 derrotas, a mesma campanha do Rexona.
O que diferencia os times é o aproveitamento na fase decisiva. As cinco derrotas da Uniban foram sofridas ainda na etapa qualificatória. Nas semifinais, passou com um contundente 3 a 0 sobre a UnG, de Ana Moser. E, nas finais, agora, outros 3 a 0.
No caso do Rexona, fora apenas uma derrota na fase qualificatória -por ironia para a Uniban. Perdeu uma partida para o Leites Nestlé nas semifinais (3 a 1). As outras três derrotas ocorreram agora.
""Nosso time é muito jovem e acabou não sabendo aproveitar as chances que teve para fechar os sets", disse o técnico Bernardinho. ""Além do mais, quando o time está com sorte, tudo dá certo", disse.
Já na quinta-feira, ele revelara desconforto com o surpreendente desempenho da Uniban.
Terminado o segundo jogo, ele disse que a guerra não havia terminado, e que "havia gente demais sorrindo no outro lado".
Ontem, apenas no primeiro set, vencido pelo Rexona em apenas 15 minutos, houve desequilíbrio.
Na segunda parcial, a Uniban chegou a estar vencendo por 10 a 1, mas seguidos erros contribuíram para o rival se aproximar em 22 a 20. Bastaram dois erros do time paranaense para definir a contagem em 25 a 23. Nos dois últimos sets, novamente equilíbrio. E erros: foram 11 pontos cedidos pelas paranaenses e quatro da Uniban.
Nos acertos, a atacante Virna sobressaiu: terminou o jogo com 18 pontos seguida por Janina, com 16. Érika e a holandesa Cintha Boersma anotaram 15 cada para a equipe local. ""Não adianta, agora é pensar na próxima temporada", comentou Bernardinho.

FRASES

"Batemos uma equipe sensacional, dirigida pelo melhor técnico do mundo."
William Carvalho , ex-levantador da seleção brasileira e que alcançou seu primeiro título como técnico

"Esse time é humilde. Aqui não tem essa de estrela. Eu, Janina, Fofão e Virna somos todas iguais."
Ida , meio-de-rede da Uniban, que conseguiu ontem seu quinto título nacional


Texto Anterior: Motociclismo: "Herdeiro" de tricampeão vence corrida
Próximo Texto: Time garante sobrevida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.