São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luxemburgo acha viável levar todos os títulos em 2007

Para técnico do Santos, ganhar Libertadores e Brasileiro na mesma temporada é uma questão de planejamento

Time prioriza campeonato internacional e deve usar misto em busca da primeira vitória no Brasileiro, em casa, contra o América-RN


JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um dia depois do empate em 0 a 0 com os mexicanos do América, o meia Cléber Santana afirmava que o Santos tem condições de vencer todos os torneios que disputa este ano.
Até agora, os santistas levantaram a taça do Paulista e ainda têm a chance de chegarem às semifinais da Libertadores, caso vençam os mexicanos no jogo de volta, na Vila Belmiro.
Além disso, o time de Vanderlei Luxemburgo também disputa o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta hoje o América-RN, às 18h10, também em casa, buscando a primeira vitória na competição -foi goleado pelo Sport na estréia por 4 a 1, na Ilha do Retiro.
No entanto, conquistar o Brasileiro e a Libertadores em uma mesma temporada não tem sido uma prática comum entre os clubes do país. Aliás, desde que o Nacional foi criado, em 1971, nenhum clube conseguiu erguer a taça das duas competições no mesmo ano.
O único a alcançar um título de expressão internacional e um campeonato interno foi o Santos da era Pelé, em 1963. Na ocasião, os comandados do técnico Lula faturaram o torneio continental e a Taça Brasil -campeonato que tinha o mesmo status de um Brasileiro, pois era disputado pelos maiores clubes do país.
"Fazendo um planejamento bem feito, com calma e coerência, e privilegiando uma competição sem largar a outra, como fizemos com o Paulista e a Libertadores, você tem condição de chegar [aos títulos]", disse o Luxemburgo, ressaltando que os atletas também precisam estar comprometidos para alcançarem tal feito.
"Os jogadores tem de se conscientizar que durante a temporada não tem tempo pra lazer. É concentração e recuperação", salientou o treinador.
Enquanto, a chance de fazer a trinca de títulos ainda está um pouco distante, o Santos se preocupa em poupar alguns atletas no jogo de hoje, visando a partida da Libertadores.
"Não tenho dúvida que agora o Vanderlei vai estabelecer o sistema de rodízio. Sem isso, não há como seguir em frente, porque as duas competições são muito duras", disse Antônio Mello, preparador físico.
Expulso na derrota para o Sport, o zagueiro Adaílton é desfalque certo hoje. Zé Roberto, Cléber Santana, Maldonado e Kléber devem ficar no banco.


Na TV - Santos x América-RN
Sportv (menos interior de SP e RS), ao vivo, às 18h10



Texto Anterior: Corinthians: Clube dá receita para Vampeta ficar em forma
Próximo Texto: Mexicano: O outro América larga na frente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.