São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inter garante tri e celebra Milan fora da Copa dos Campeões

Ibrahimovic entra no 2º tempo, faz 2, rebaixa o Parma e assegura 16º título

DA REPORTAGEM LOCAL

Para metade de Milão, a festa foi completa. Com 45 minutos de Zlatan Ibrahimovic, a Internazionale selou a conquista do seu tricampeonato italiano.
Por outro lado, a vitória da Fiorentina sobre o Torino (1 a 0) acabou com as chances do arqui-rival Milan de lutar por uma vaga na mais prestigiosa competição européia.
O time rubro-negro goleou em vão a Udinese por 4 a 1 (Pato e Cafu marcaram, ao lado de Inzaghi e Seedorf, enquanto Kaká perdeu pênalti). A partida marcou as despedidas dos laterais brasileiros Cafu e Serginho das fileiras milanistas.
O 16º título italiano foi obtido pelos interistas ao derrotarem fora de casa (e rebaixar) o Parma por 2 a 0, os dois gols anotados pelo artilheiro sueco, que entrou no lugar do lateral-esquerdo brasileiro César. Na história italiana, a Juventus tem 27 títulos, e o Milan, 17.
Quatro brasileiros terminaram no elenco que obteve a façanha: Júlio César, Maicon, Maxwell e o próprio César. Emprestado ao São Paulo, o atacante Adriano participou de parte da campanha.
Para Ibrahimovic, foi uma redenção após longo período de inatividade: o atacante sueco não marcava desde 8 de março, tendo passado por uma recuperação de lesão no joelho.
Com o resultado, a Internazionale terminou três pontos à frente da vice-líder Roma, que empatou fora de casa com o Catania , em 1 a 1. Inter e Roma já estão classificadas para a Copa dos Campeões, enquanto Juventus e Fiorentina, em terceiro e quarto, disputarão as fases preliminares da taça. Milan e Sampdoria (que empatou no último sábado em 3 a 3 com a Juventus) vão à Copa da Uefa.
No lado de baixo da tabela, Empoli, Parma e Livorno estarão na Série B da próxima temporada. O Chievo já está promovido, mas ainda restam duas vagas de acesso e duas rodadas a serem jogadas na Segundona.
O dirigente Gabriele Oriali afirmou que o treinador Roberto Mancini seguirá no time. "É 101% que ele ficará. Não creio que haverá problemas." Havia rumores de que o comando do futebol seria mudado.
O título foi largamente comemorado na praça da Catedral, em Milão, mas houve enfrentamentos em Parma, para onde 4.000 interistas viajaram para estar próximo do "scudetto", embora o acesso da parte deles estivesse proibido pela Prefeitura de Parma.
Na saída do estádio Ennio Tardini, onde a Inter venceu, torcedores encararam a polícia, com saldo de dois soldados e dois torcedores feridos.


Texto Anterior: Goteira: Técnico critica quarto árbitro
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.