São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Brasileiro está atrás de Argentino e Equatoriano

ANTES que você me xingue ou me recomende um hospício, aviso que o título não é opinião, é pura informação.
A Conmebol lançou seu novo ranking de clubes, ideia que segue o modelo europeu e que, mais que criar polêmicas, deve agitar sim as disputas continentais e o outrora morto site da Confederação Sul-Americana.
A Uefa distribui vagas para seus interclubes com base num ranking de países, uma lista que mede a força das ligas nacionais com base na performance dos times nas disputas continentais.
Simulei esse ranking na América com base na pioneira lista da Conmebol, algo elogiável pois joga uma lupa nos últimos cinco anos de duelos com os vizinhos.
A Argentina contabilizou 134,0046 pontos. O Equador, basicamente por conta da emergente LDU, somou 133,0046 pontos. O Brasil foi terceiro, com 123,4038 pontos. Esses três países mandariam quatro equipes à nobre Copa dos Campeões.
Os países do segundo escalão aqui seriam Paraguai (83,0842), Chile (69,866) e Uruguai (68,34). Teriam só três times na Champions League, mais que os dois de México (63,8963), Colômbia (45,78), Peru (36,8616), Bolívia (34,2144) e a ainda "bobinha" Venezuela (27,3554).
Se você ainda não rasgou o jornal e chegou até este ponto do texto, hora da reflexão. Tais números resultam da soma de pontos conjunta dos times de um país dividida pelo número de equipes desse país que somaram pontos em disputas da Conmebol (Libertadores, Sul-Americana, Recopa e Suruga, além do Mundial).
O Brasil teve 21 equipes somando pontos para essa lista nos últimos cinco anos, e só o Inter ganhou taça. A soberba nacional, tão sentida nesta Libertadores, é ainda mais castigada neste ranking, que tem sim lógica.
Se a Linha do Equador do ranking (aquela que separa os melhores da lista) fosse só para os dois primeiros...

INVASÃO GALESA:
Swansea com pé na Premier League http://is.gd/4wIXPG


ESPANHOL
PIOR OU IGUAL
Falta só uma rodada e quase todas as principais posições estão resolvidas. O Barcelona será um campeão pior (não fará 99 pontos como na última temporada). O Real será um vice pior (não fará 96). O Valencia pode no máximo ser um terceiro igual (71). O lanterna Almería (no máximo 33) foi pior que o Xerez (34), último de 2009/10. Quase tudo igual. Ou pior.


Texto Anterior: Copa do Brasil: Com dois empates, decisão da vaga à final fica aberta nos jogos de volta
Próximo Texto: Franca reencontra rivalidade regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.