São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Tocha passa por teste e agora aponta para capital do Tibete

DA REPORTAGEM LOCAL

Após a passagem da tocha olímpica, sem incidentes, mas sob forte proteção policial, pela Província de Xinjiang, onde em março foram reprimidos protestos da minoria muçulmana uigur, a chama seguirá para uma área tida de altíssimo risco: Lhasa, capital do Tibete.
A previsão é que a tocha desfile por Lhasa no final da noite de amanhã, ou no início da madrugada de sábado.
Autoridades chinesas relutam em divulgar detalhes da passagem pela Província, embora seja esperado fortíssimo esquema de segurança.
A inclusão do Tibete no revezamento já é motivo de crítica de ativistas, que acusam o governo de utilizá-lo como forma de demonstrar seu controle sobre a região.
Jornalistas estrangeiros ontem não puderam acompanhar em sua totalidade a passagem da tocha por Xinjiang: assistiram à largada e foram transportados ao fim do percurso, próximo a uma estátua do líder Mao Tsé-tung em um ônibus. O governo afastou a população, mantendo perto da rota da tocha líderes islâmicos e crianças em trajes tradicionais.


Texto Anterior: Futebol dita "o" encalhe de Pequim
Próximo Texto: Tênis: Meligeni pega Sampras em circuito de veteranos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.