São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lakers ameaçam hegemonia rival

Franquia bate Boston, leva NBA pela 16ª vez e fica somente um título atrás do maior campeão

DE SÃO PAULO

O Los Angeles Lakers conquistou ontem seu 16º título da NBA e já ameaça a hegemonia do Boston Celtics na liga americana de basquete.
Ao derrotarem, em casa, os arquirrivais por 83 a 79 na sétima e decisiva partida das finais, os Lakers conseguiram a terceira vitória em 12 confrontos diretos com os Celtics em decisões.
Mesmo com a derrota, o time de Boston permanece como o maior campeão da NBA, com 17 conquistas.
No início da liga, a franquia Lakers foi dominante e, então sediada em Minneapolis, venceu cinco dos oito primeiros campeonatos da NBA, cuja primeira temporada foi disputada em 1946/47.
Do seu primeiro título (em 56/57) até o final dos anos 60, porém, o Boston Celtics consolidou sua hegemonia, conquistando 11 campeonatos.
Desde a década de 70, nunca um rival ficou a uma conquista de igualar seu currículo, como o Lakers agora.
Além do 16º título do Lakers, a vitória no Staples Center ampliou o recorde do técnico Phil Jackson, campeão 11 vezes. Nas 48 vezes em que seu time venceu a primeira partida de um mata-mata, ele saiu vencedor.
Foi seu último ano de contrato com o Lakers, e Jackson não confirmou a renovação.
"[O título] aumenta as chances [de renovação]", afirmou ele. "Mas é tudo o que vou falar sobre isso. Agora vou curtir", completou.
Após o jogo em que os Lakers superaram uma desvantagem de 13 pontos no terceiro quarto, Kobe Bryant foi eleito pela segunda vez consecutiva o MVP (jogador mais valioso) das finais.
O jogador conquistou o título pela quinta vez e disse que a conquista foi, "de longe, a mais doce". "Porque foi contra eles [Boston] e foi a mais difícil de todas."
Técnico do Boston, Doc Rivers disse que os atletas estavam devastados após o jogo.


Texto Anterior: Judô: Brasil disputa etapa venezuelana da Copa
Próximo Texto: Crítica TV: Leifert e Schmidt já estão com a mão no troféu Cala Boca, Galvão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.