São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro joga pela 3ª rodada em Stuttgart contra Tommy Robredo, outro representante da "armada do saibro"

Teen é a mais nova arma espanhola para vencer Guga

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de seguidos fracassos de suas principais estrelas, a "armada espanhola" do tênis terá em quadra hoje sua mais nova aposta para deter Gustavo Kuerten, 24.
Por volta das 9h30, pela terceira rodada do Torneio de Stuttgart, Tommy Robredo, 19, tem a missão de tentar inverter a vantagem que o brasileiro, melhor tenista do saibro na atualidade, apresenta contra o país que mais tem jogadores especialistas na terra batida, a superfície da competição alemã.
Nas últimas 14 vezes que enfrentou um espanhol, Guga venceu 13 desses jogos, incluindo nas semifinais e na final da última edição de Roland Garros, quando bateu, respectivamente, Juan Carlos Ferrero e Alex Corretja.
A nova aposta do país europeu para vencer o sul-americano é um jogador com saque forte e bom desempenho em pisos rápidos também, uma raridade entre os jogadores espanhóis.
No primeiro ano em que disputa o circuito de uma forma mais completa, Robredo conhece uma ascensão meteórica no ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
No final de 1999, ele era o 243º do mundo. Naquela temporada, inclusive, conseguiu vencer o russo Marat Safin. Começou 2001 na 131ª posição. Agora, já o 52º colocado e tem ranking suficiente para disputar todos os grandes torneios do circuito masculino.
Para isso, teve um desempenho equilibrado entre as quadras de saibro e os pisos mais rápidos.
Robredo foi às semifinais em Chennai, na Índia, em quadras duras. Depois, disputou a final do Torneio de Casablanca, no saibro. Por último, foi eliminado nas semifinais de Hertogenbosch, na Holanda, na grama.
Ele ainda alcançou as oitavas-de-final em Roland Garros, quando perdeu, em quatro sets, para o russo Ievguêni Kafelnikov. Em Wimbledon, na sua primeira participação no Grand Slam inglês, caiu na segunda rodada.
"O Robredo é um cara novo, que vem jogando bem e vai exigir que eu jogue com muita paciência. Vou tentar manter o meu estilo de jogo", disse o brasileiro sobre seu rival, que foi campeão juvenil em Roland Garros.
Na partida de hoje, o melhor para Kuerten, que nunca enfrentou Robredo, é evitar os tie-breaks, seu ponto fraco e uma das grandes virtudes do adversário.
Robredo ganhou 67% dos sets decididos dessa forma, um dos dez melhores aproveitamentos entre os "top 100" do ranking.
Na sua partida anterior em Stuttgart, contra o romeno Andrei Pavel, por exemplo, o espanhol ganhou a partida com vitórias no tie-break em dois sets.
Já o brasileiro triunfou em apenas 26% das séries que foram ao tie-break, uma das dez piores performances entre os cem melhores do planeta atualmente.
Com uma vitória hoje, Kuerten irá ultrapassar a barreira dos 500 pontos na Corrida dos Campeões-2001. Na temporada passada, o brasileiro atingiu essa marca em meados de junho, logo após conquistar seu segundo título em Roland Garros. No ranking de entradas, que lidera desde meados do semestre passado, Guga não corre riscos nesta semana.


NA TV - Torneio de Stuttgart, ao vivo, a partir das 8h, na PSN



Texto Anterior: Fabiano deve acertar com o Botafogo
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.