São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Mais calmo, Thiago, 18, tenta pódio nos 200 m para coroar evolução

Satiro Sodré/Divulgação
Thiago Pereira nada à frente de Michael Phelps em uma das séries classificatórias nos 200 m medley


DO ENVIADO A ATENAS

Um rapaz que ainda não completou 20 anos tenta chegar ao pódio em Atenas para coroar uma evolução recorde e ostentar o título de fenômeno na natação.
Sim, o norte-americano Michael Phelps estará na piscina. Mas a proposição serve, na verdade, para o brasileiro Thiago Pereira, que disputa hoje a final dos 200 m medley. A prova está prevista para as 14h18 (de Brasília).
Ontem, ele se classificou com o quarto melhor tempo para a decisão -fez 2min00s07. Ainda é pouco perto da melhor marca deste ano (1min59s48), mas ele avisa que está apto a melhorar. "Já passou o nervosismo, aquela tensão toda", conta o atleta de 18 anos, que vomitou após sua estréia na Grécia, nos 400 m medley.
A comparação com Phelps, 19, pode soar como heresia, não fosse o currículo que o brasileiro construiu no último ciclo olímpico.
Em 2000, seu melhor tempo nos 200 m medley era de 2min17s50. Ou seja: em quatro anos, conseguiu abaixar mais de 18 segundos.
Dono de três ouros e um bronze na Grécia, o recordista mundial teve evolução mais modesta. De 2min03s40 em 2000, terminou o ano passado com 1min55s94.
Apesar do progresso fora do normal, Pereira prefere não fazer previsões. "Quero só fazer uma prova boa. Se nadar na casa do 1min59s, já ficarei feliz", afirma.
Certamente, não será suficiente para bater Phelps. Ontem, nas semifinais, ele cravou 1min58s52. E sem fazer muito esforço.
"Todo mundo veio para cá sabendo que ganhar dele seria impossível. O que vou fazer é esquecer é os outros. Vamos ver no que dá." (GUILHERME ROSEGUINI)


Texto Anterior: Bloqueio melhora, mas não satisfaz Zé Roberto
Próximo Texto: Poliesportivo: Judô: Honorato perde, chora e pensa em Pequim-08
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.