São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIPISMO

Alemã Bettina Hoy leva dois ouros e bate Andrew , que atuou pela Austrália, no CCE

No primeiro duelo marido x mulher da história dos Jogos, ela prevalece

MARCELO DIEGO
ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

A alemã Bettina Hoy, 41, teve ontem um dia que jamais esquecerá. Ela conquistou dois ouros no CCE (concurso completo de equitação), por equipes e individual. De quebra, ganhou de seu marido, Andrew Hoy, 45, que defendia o time australiano.
Foi a primeira vez que marido e mulher competiram por bandeiras diferentes, em uma mesma prova, pelo ouro olímpico.
Não faltaram emoções ao casal ontem, em Atenas.
O CCE, considerada a prova mais completa do hipismo, é dividido em três etapas: salto, adestramento e cross-country. As equipes podem ser mistas, como a da Alemanha, que liderou as provas durante praticamente todos os três dias de competição.
No final, porém, os juízes acrescentaram pontos ao conjunto, alegando que Bettina havia cruzado a linha de início por duas vezes, acionando prematuramente o cronômetro. No CCE, a menor pontuação vence. Com a punição, a Alemanha caiu ao quarto lugar, mas recorreu.
Uma hora depois, a decisão foi revista, os pontos retirados e vieram os ouros. A França passou ao segundo lugar, com o Reino Unido ocupando o terceiro posto.
O conjunto australiano, que lutava pelo tetra olímpico, encerrou a competição em sexto lugar.
"Durante o dia todo, eu tive emoções confusas, passando da alegria para a tristeza, de volta para a alegria", disse Bettina, ao lado do marido. Andrew, três medalhas de ouro e uma de prata em seu portfólio, não teve um dia tão feliz: caiu, literalmente, do cavalo e ficou sem chances de pódio. Até o momento do tombo, ele liderava a prova individual.
"A vitória de Bettina é a minha vitória", afirmou. "Andrew foi grande, me apoiou o tempo todo", devolveu a mulher.
Os dois se viram pouco nas últimas semanas. Bettina foi treinar com a equipe alemã, enquanto Andrew havia se juntado com a australiana. Na Vila Olímpica, ele pediu a ela que dividissem o quarto, mas seu pedido foi negado: a atleta preferiu ficar com seus compatriotas. Mas admite que deu uma escapada e passou a noite com o marido, após a cerimônia de abertura. Os dois são casados desde 2001. "Agora, teremos muito tempo para aproveitarmos juntos", planeja ela.
De mãos dadas com Bettina, Andrew explica: "Nós dois queremos vencer, mas também sabemos celebrar o sucesso um do outro e dar apoio mútuo a cada oportunidade".
A atleta, que carregava um bronze olímpico em sua carreira, diz que só soube da vitória quando olhou para o marido.
"Eu estava em uma área onde não há nenhum monitor de televisão. Ele olhou de uma maneira tão fantástica para mim, mas eu ainda não podia acreditar", afirmou a amazona.
O Brasil também disputou a competição e terminou na 11ª posição. O desempenho brasileiro foi inferior ao de Sydney-2000, quando o país ficou em sexto. O conjunto nacional só ficou à frente de Canadá, Áustria e Polônia.


Texto Anterior: Polivalente: Abaixo a "Egüinha Pocotó"
Próximo Texto: Memória: Los Angeles-84 foi o começo da história olímpica do casal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.