São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras arruma casa e lidera

Equipe consegue superar trauma recente de jogar no Parque Antarctica e, com os 3 a 1 no Internacional e o empate do Santos, assume isoladamente a ponta da tabela do Brasileiro

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras seguiu os passos de seus rivais e tratou de fazer o seu dever de casa ontem ao derrotar o Internacional por 3 a 1, no Parque Antarctica, e espantar o rótulo de tremer diante de sua torcida.
E foi justamente diante da torcida que chamou o time de medíocre e sem vergonha há duas semanas que o Palmeiras assumiu a liderança isolada do Brasileiro, com 46 pontos -a equipe tem uma sequência de quatro vitórias.
Para completar, o ataque, que vinha sendo criticado desde a saída de Vágner Love, voltou a funcionar ontem, e em dose dupla, com gols de Thiago Gentil e Osmar -Baiano completou o placar, enquanto Danilo descontou.
Com o triunfo sobre o Inter, o Palmeiras devolveu a derrota de 1 a 0 sofrida no primeiro turno. Os gaúchos seguem com 34 pontos.
Apesar do discurso do técnico Estevam Soares de que o time estaria com os nervos no lugar, o Palmeiras mostrou um pouco de ansiedade no início. E em erro de marcação levou um susto, em cabeçada perigosa de Rafael Sóbis.
Mas o gol de Baiano, aos 13min, acalmou a equipe. Ele escorou um cruzamento da esquerda, feito por Lúcio, e mandou a bola no canto direito de Clêmer.
A vantagem no placar deu novo dinamismo ao time palmeirense, que teve nos laterais Baiano e Lúcio o fator de desequilíbrio no jogo. Forçando as jogadas pelo setor esquerdo, o Palmeiras levou sempre perigo ao gol do Inter.
Jogador mais acionado do primeiro tempo, com 34 bolas recebidas, Lúcio era a referência não só para os cruzamentos como também nas jogadas de ultrapassagem com Diego Souza e Thiago Gentil. Baiano, com três arremates foi quem mais arriscou finalizações na etapa inicial.
A estratégia da equipe paulista de jogar pelas pontas dificultava a marcação dos gaúchos.
E numa falha grotesca da defesa do Inter, o Palmeiras aumentou. Após um levantamento da esquerda, Clêmer trombou com Fernando Miguel. A bola sobrou nos pés de Thiago Gentil, que empurrou para o gol vazio: 2 a 0.
No segundo tempo, o Inter voltou com Diego no lugar de Marcelo Labarthe para buscar a reação.
Preocupado em cadenciar o ritmo, os donos da casa tocaram a bola para explorar o contra-ataque com Osmar e Thiago Gentil.
Os gaúchos abriram a defesa e pagaram caro. Em uma troca de passes pela esquerda, a bola sobrou na área para Osmar encher o pé e ampliar aos 8min. Foi seu quarto gol em três partidas.
Com o jogo sob controle, o Palmeiras diminuiu o ritmo e relaxou na marcação. Aos 32min, após um cruzamento na área palmeirense, Danilo acabou descontando em chute cruzado.
Apesar do gol, o time palmeirense continuou melhor em campo e perdeu ainda a chance de ampliar em um belo chute de Diego Souza. No final, o time tocou a bola e garantiu a vitória. O Palmeiras volta a jogar no domingo. Pega o Vitória em Salvador.


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Osmar marca mais um e tira elogio de técnico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.