São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro busca "recorde" pré-era de supermaiôs

DA ENVIADA A IRVINE

O recorde mundial dos 100 m livre já pertence a Cesar Cielo. Mas o brasileiro ainda tem outra barreira a superar na mais nobre prova da natação mundial.
Em 2000, Pieter van den Hoogenband cravou 47s84. Então recorde mundial. Trajava só uma calça, da primeira geração de maiôs que ajudavam na performance.
A marca perdurou até 2008, quando se proliferou o uso dos supermaiôs que ajudam os nadadores a flutuar e deslizar na água.
O recorde mundial de Cielo, 46s91, foi obtido também com esse tipo de traje, banido das piscinas desde o começo desta temporada.
O brasileiro já rompeu a primeira barreira. Nas provas de velocidade, foi o primeiro a superar o antigo recorde dos 50 m livre.
Com 21s55, foi mais rápido do que Alexander Popov em 2000. Naquele ano, de sunga e sem touca, o russo marcou 21s64. Marca que também perdurou até 2008.
Mas Cielo não tem mais seu nome no topo da lista dos mais rápidos do ano. No último fim de semana, o francês Frédérik Bousquet nadou a distância em 21s35, durante o Europeu, e se tornou o homem mais rápido da temporada. (ML)


Texto Anterior: 5 minutos de adrenalina
Próximo Texto: "Menino" em 2009, americano é rival nas provas de velocidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.