São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro derrota croata Mario Ancic por 2 sets a 0

Mello surpreende a si mesmo e alcança sua primeira final da ATP

DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu não esperava chegar a uma decisão da ATP tão rápido."
Assim, o tenista brasileiro Ricardo Mello demonstrou sua surpresa ao vencer na tarde de ontem o croata Mario Ancic por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (7-2) e 6-3, e avançar pela primeira vez a uma decisão da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Ele entra em quadra hoje para decidir o título do Torneio de Delray Beach (EUA). O adversário, que sairia do confronto entre os americanos Vince Spadea e Jeff Salzenstein, não estava definido até o fechamento desta edição.
Durante o torneio, a zebra Mello foi surpreendendo e deixando favoritos pelo caminho.
Logo na segunda rodada, eliminou o norte-americano Mardy Fish, que esté entre os 30 tenistas mais bem ranqueados. Na semifinal, fase que nunca tinha atingido antes em disputas da ATP, tampouco era favorito. Ancic, que ocupa atualmente a 24ª posição na Corrida dos Campeões, era o cabeça-de-chave número 3.
Aos 23 anos, o tenista vive a melhor fase de sua carreira. Na semana passada, foi o único brasileiro a atingir a terceira rodada do Aberto dos EUA. Sua campanha no último Gram Slam do ano foi surpreendente: na estréia, Mello eliminou um dos cabeças-de-chave, o argentino Juan Ignacio Chela, e na fase seguinte, despachou o espanhol David Sánchez. Nesta semana, chegou à 100ª colocação no ranking de entradas, oito anos depois de sua primeira partida no circuito internacional.
Na partida que durou aproximadamente duas horas e que assegurou passagem à sua primeira decisão de título da ATP, Mello teve o serviço quebrado pelo croata Ancic no início da primeira parcial. No game seguinte, devolveu a quebra e empatou em 4 a 4.
"Aquilo mudou a cara do jogo", disse o brasileiro, que ainda salvou três set points do adversário, forçando o tie-break. Na decisão do set, Mello começou bem, abriu 3 a 0 e depois apenas administrou a vantagem, fechando em 7 a 2.
No segundo set, Ancic conseguiu quebrar o serviço do brasileiro logo no primeiro game. Mello fez 3 a 3 e em seguida obteve uma quebra, virando o placar. "Senti que ele [Ancic] estava um pouco cansado. Então pensei que realmente poderia vencer aquele segundo set", contou o tenista. A partir dali, ele dominou o jogo e não perdeu mais nenhum game.
O tenista paulista já ganhou um título -foi campeão do Challenger de Gramado neste ano.
Conseguiu também um vice-campeonato no Challenger de Belo Horizonte.


Texto Anterior: Automobilismo: China copia Brasil e "relibera" tabaco na F-1
Próximo Texto: A frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.